Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O usuário que escolhe um notebook pela praticidade pode usar a internet sem fio, via Wi-Fi, para navegar na web, acessar redes sociais, ver filmes e jogos. No entanto, muitos não sabem mas, dependendo do modelo, é possível ativar a conexão usando um atalho do teclado ou botão físico.

Como remover um 'programa teimoso' no computador com Windows

Além disso, é possível reativar a função wireless caso tenha desligado por engano ou colocado em modo avião. Também há ajustes nas configurações do Windows para ligar o Wi-Fi, sem precisar instalar programas extras. 

Veja como ativar o Wi-Fi no notebook pelo teclado, botão ou configurações (Foto: Thiago Barros/TechTudo)Veja como ativar o Wi-Fi no notebook pelo teclado, botão ou configurações (Foto: Thiago Barros/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Ativar o Wi-Fi usando botões

Passo 1. Dependendo do modelo do notebook, o usuário pode ativar e desativar o Wi-Fi pressionando o botão do teclado “Fn” em conjunto com os botões “F1″ até “F12″.

Isso muda conforme o notebook e para descobrir qual é o correto, quando o recurso está disponível, observe que há um pequeno desenho de wireless, ou algo que remeta à uma conexão de rede. Aperte o “Fn” (na base do teclado) e mantenha pressionado junto com o “Fx” correto;

Pressione os atalhos do teclado para ativar o Wi-Fi (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Pressione os atalhos do teclado para ativar o Wi-Fi (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Em outros casos, que não tenha o atalho pelo teclado, o usuário pode buscar por um botão físico, integrado na lateral do notebook.

No caso do Sony Vaio, há uma chave nomeada pelo título de “Wireless” com opção de “On” (ligado e indicado por uma luz em verde) e “Off” (Desligado);

Ative o Wi-Fi do notebook usando um botão físico (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Ative o Wi-Fi do notebook usando um botão físico (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Passo 3. Para entender melhor, é possível conferir se o Wi-Fi está ligado ou desativado pelo ícone de “wireless” no canto direito da tela.

Se a rede estiver desligada, o ícone vai mostrar um “X” em vermelho. Assim, tente o atalho do teclado ou o botão físico para ligar a rede e manter o ícone todo em branco.

Confira quando o Wi-Fi está ligado ou desligado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Confira quando o Wi-Fi está ligado ou desligado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Ligar o Wi-Fi pelas configurações

Passo 1. No notebook com Windows 10, clique no menu Iniciar e selecione “Configurações”;

Acesse as configurações do sistema do notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse as configurações do sistema do notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Em seguida, selecione o botão de “Rede e Internet”;

Clique no botão de rede e Internet nas configurações (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Clique no botão de rede e Internet nas configurações (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. No menu da esquerda, clique em “Wi-Fi”. Agora basta encontrar a “chave” e manter na posição “Ativado” (em azul);

Ative o Wi-Fi pelas configurações do notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ative o Wi-Fi pelas configurações do notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Caso seu Wi-Fi não esteja sendo ativado, tente clicar no item “Modo Avião” no mesmo menu de redes. Em seguida, mantenha a chave no modo “Desativado”.

Note que logo abaixo há a conectividade de “Wi-Fi”: certifique-se de que está como “Ativado” (em azul).

Desative o modo avião e confirme se o Wi-Fi está ativado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Desative o modo avião e confirme se o Wi-Fi está ativado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pronto! Se a conexão não for restabelecida, tente reiniciar o notebook.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.