Pessoas que têm algum nível de deficiência física, visual ou auditiva podem utilizar recursos especiais do Facebook para ter acesso ao conteúdo do feed de notícias de forma mais fácil e respeitando suas necessidades. Para conhecer algumas dessas funções, confira a lista com os principais tópicos do Guia de Acessibilidade da rede social de Mark Zuckerberg e veja quais deles podem ajudar na sua rotina e também a dos seus amigos e familiares na plataforma online.

Pinterest ganha 'busca por câmera' que encontra qualquer foto ou pin

Veja como deixar o Facebook mais acessível (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

1) Acessar itens com atalhos de teclado

Idosos ou pessoas com limitações de movimentos nas mãos e com dificuldades em utilizar o mouse ou touchpad dos notebooks podem se beneficiar usando os atalhos de teclado no PC para acessar o Facebook. No início, será preciso decorar a teclas, mas com tempo, torna-se natural. Confira os principais:

Acessar seu perfil

Firefox para PC: Shift + Alt + 2
Chrome para PC: Alt + 2
Internet Explorer para PC: Alt + 2 e Enter

Ver solicitações de amizade

Firefox para PC: Shift + Alt + 3
Chrome para PC: Alt + 3
Internet Explorer para PC: Alt + 3 e Enter

Acessar sua caixa de entrada

Firefox para PC: Shift + Alt + 4
Chrome para PC: Alt + 4
Internet Explorer para PC: Alt + 4 e Enter

Visualizar últimas notificações

Firefox para PC: Shift + Alt + 5
Chrome para PC: Alt + 5
Internet Explorer para PC: Alt + 5 e Enter

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

2) Utilizar leitores de tela

Se o usuário não consegue visualizar os itens da tela, pode contar com o apoio de leitores automatizados preparados exclusivamente para isso. De acordo com a página de acessibilidade do Facebook (www.facebook.com/help), os mais indicados para quem usa PC são o JAWS Screen Reading Software e o NonVisual Desktop Access (NVDA) — clique nos nomes para baixar.

Usuários podem contar com leitores automatizados (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

3) Usar captcha sonoro

...

A principal dificuldade para quem utiliza leitores de tela é lidar com aquelas letrinhas embaralhadas chamadas “captcha”, que servem para evitar acessos automatizados de robôs que podem publicar spam ou disseminar conteúdos maliciosos. Nesse caso, os usuários podem usar a opção "captchas sonoros" que aparecem na mesma tela — em que as letras são faladas e podem ser digitadas pelo teclado ou faladas para o computador comando de voz.

4) Tornar minhas fotos e vídeos mais acessíveis

Para quem não tem deficiência mas deseja tornar seu conteúdo mais acessível, é possível descrever o que está sendo compartilhado de forma clara nas legendas de fotos e publicações. Alguns perfis usam, inclusive, a hashtag #PraCegoVer, possibilitando que as pessoas achem o conteúdo de forma mais fácil. Caso queira inserir legendas em itens de um álbum, faça o seguinte:

  • Passo 1. Na página inicial, clique em “Álbum de fotos/vídeos” para inserir um álbum;

  • Passo 2. Quando as fotos ou vídeos carregarem, clique em “Diga algo sobre essa foto”;

  • Passo 3. Quando tiver terminado, clique em “publicar”.

  • Inserir legendas torna mais fácil entender o sentido da imagem. (Foto: Reprodução/Gabriel Galli)

    5) Ajustar o tamanho do texto no Facebook

    Ajustar o tamanho do texto é ideal para quem tem problemas visuais leves. Para fazer isso é só utilizar o atalho ''CTRL junto com + (para aumentar) ou - (para diminuir)''.

    6) Utilizar legendas em vídeos para pessoas com deficiência auditiva

    Pessoas com deficiência auditiva podem se beneficiar de legendas nos vídeos para compreender o que as pessoas estão falando. Por isso, é importante inserir um arquivo ''.srt SubRip'' para que elas sejam ativadas. Veja como.

  • Passo 1. Depois de publicar o vídeo normalmente, pare o cursor sobre o vídeo, clique em “opções” e depois em “editar este vídeo” para colocar as legendas;

  • Passo 2. Escolha e carregue um arquivo .srt do seu computador no campo “Legendas”; 

    Passo 3. Repita a operação para inserir outros idiomas.

  • Os arquivos .srt devem estar no computador do usuário e já sincronizados. (Foto: Reprodução/Gabriel Galli)

    7) Reagir às publicações usando um leitor de tela

    Para curtir (ou demonstrar outra reação) em algum post de um amigo usando um leitor de tela, é necessário mudar o foco com o teclado para a opção curtir da publicação desejada — um menu será aberto com as opções. O sistema irá ler o item e teclando “enter” é possível executar o comando.

    O foco na maior parte dos leitores de tela é feito utilizando atalhos do teclado. (Foto: Reprodução/Gabriel Galli)

    8) Adicione um número de telefone para tornar mais seguro

    Inserindo um número de telefone nas configurações de segurança, o Facebook garante que o usuário possa recuperar senhas recebendo uma mensagem no celular caso a tenha esquecido, evitando captchas e e-mails.

    9) Converse no Facebook Messenger com um leitor de tela

    Passo 1. Para conversar no Facebook Messenger usando um leitor de tela, é preciso ativar o botão “nova mensagem” (um ícone com um lápis), localizado no canto inferior direito da tela de conversa; 

    A seleção do contato deve ser feita escrevendo o nome dele. (Foto: Reprodução/Gabriel Galli)

    Passo 2. Com isso, foque em “Digite o nome de uma pessoa ou grupo”, depois em “Digite uma mensagem” e aperte enter quando terminado.

    Para quem enxerga bem, ícones coloridos são muito mais bonitos, mas quem não consegue visualizar acaba perdendo a oportunidade de se integrar 
    José Fernandez, FISL

    Para entender mais 

    José Fernandez, coordenador de acessibilidade na informática do Fórum Internacional de Software Livre (FISL), em Porto Alegre, possui deficiência visual leve. Fernandez explica que a maior parte das pessoas que são deficientes visuais ou auditivas utilizam softwares e aplicativos que fazem a leitura da tela para facilitar o acesso às informações.

    Muitos deles são pagos, mas sistemas como o Windows e o macOS já vêm com bons programas nativos que dão conta da maior parte das necessidades. No Linux, o Orca Screen Reader é uma das melhores alternativas. O mais difícil, entretanto, é ler textos que estão em imagens e vídeos.

    Segundo Fernandez, outra questão que chama a atenção é que a maior parte dos sistemas operacionais, para parecerem mais intuitivos, utilizam ícones e cores no lugar de palavras para sinalizar as ferramentas, o que pode ser um grande empecilho — já que palavras são lidas digitalmente.

    ''Entendo que para quem enxerga bem, ícones coloridos são muito mais bonitos, mas quem não consegue visualizar acaba perdendo a oportunidade de se integrar na sociedade e obter conhecimento”, pontua José. O Twitter, segundo ele, é a rede mais adaptada para quem tem necessidades especiais.

    Como evitar que me mandem mensagem inbox no Facebook? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

     

     


    >>> Veja o artigo completo no TechTudo

    Sobre Gerência Imóveis

    A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.