Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Pelo Google Docs, o usuário pode criar, editar, visualizar e compartilhar documentos. Em arquivos recebidos pelo serviço do Google, existem duas formas nativas de inserir uma assinatura: usando as ferramentas de desenho — recurso ideal para dispositivo touchscreen — ou inserindo uma imagem ao escanear uma assinatura e inserir a imagem capturada no documento. Veja o passo a passo dessas duas duas alternativas para assinar documentos recebidos pelo Google Docs.

Veja como adicionar uma assinatura escrita em documentos do Google Docs (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)Veja como adicionar uma assinatura escrita em documentos do Google Docs (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Veja como adicionar uma assinatura escrita em documentos do Google Docs (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Usando as ferramentas de desenho

As ferramentas de desenhdo do Google Docs são ideais para quem usa tablets ou qualquer outro dispositivo touchscreen. O recurso também é útil se você só tem um mouse, mas não precisa de uma assinatura tão precisa. Veja abaixo como usar o recurso para inserir uma assinatura em um documento.

Passo 1. Posicione o cursor do mouse onde será inserida a assinatura no documento;

Posicionando o cursor do mouse onde será inserida a assinatura (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)Posicionando o cursor do mouse onde será inserida a assinatura (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Posicionando o cursor do mouse onde será inserida a assinatura (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 2. Depois, clique no menu "Inserir" e na opção "Desenho...";

Acessando a ferramenta de desenho do Google Docs  (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)Acessando a ferramenta de desenho do Google Docs  (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Acessando a ferramenta de desenho do Google Docs (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 3. Na janela "Desenho" , clique na seta ao lado da ferramenta ''Linha''. No menu que aparece, clique em "Rabisco".

Acessando a ferramenta de desenho Acessando a ferramenta de desenho

Acessando a ferramenta de desenho "Rabisco" (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 4. Use o mouse para desenhar sua assinatura. Para isso, posicione o ponteiro do mouse, pressione seu botãode clique e arraste-o. Quando terminar, solte o botão do mouse e clique no botão "Salvar e fechar";

Fazendo a assinatura e salvando (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)Fazendo a assinatura e salvando (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Fazendo a assinatura e salvando (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 5. Ao fechar a janela de desenho, a assinatura já estará no local que você posicionou o cursor do mouse.

Visualizando a assinatura no documento (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)Visualizando a assinatura no documento (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Visualizando a assinatura no documento (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Inserindo uma imagem

Se fazer desenhos no computador não é para você, a melhor saída será escanear uma assinatura e inserir a imagem capturada no documento. Depois de obter a imagem e salvá-la no seu PC ou MacBook, siga os passos:

Passo 1. Posicione o cursor do mouse no local do documento que você quer colocar a assinatura;

Posicionando o cursor do mouse no local que será inserida a assinatura (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)Posicionando o cursor do mouse no local que será inserida a assinatura (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Posicionando o cursor do mouse no local que será inserida a assinatura (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 2. Em seguida, clique no menu "Inserir" e depois na opção "Imagem...";

Acessando a opção de inserção de imagem (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)Acessando a opção de inserção de imagem (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Acessando a opção de inserção de imagem (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 3. Na janela que será exibida, clique no botão "Escolha uma imagem para fazer upload". Na nova janela, vá até a pasta onde está a imagem com a assinatura. Clique na imagem e depois no botão "Open" ou "Abrir";

Selecionando a imagem a ser inserida (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)Selecionando a imagem a ser inserida (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Selecionando a imagem a ser inserida (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 4. A imagem será inserida no documento exibindo uma borda com diversos pontos de ajuste de tamanho. Clique em um ponto de um dos cantos e arraste-o para o meio da imagem para ajustar o tamanho de maneira proporcional. Faça isso até ficar do tamanho adequado ao documento e solte o botão do mouse;

Ajustando o tamanho da imagem proporcionalmente (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)Ajustando o tamanho da imagem proporcionalmente (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Ajustando o tamanho da imagem proporcionalmente (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Passo 5. Feito isso, clique fora da imagem e você já poderá visualizar a assinatura no documento.

Visualizando a assinatura depois de inserir e ajustar (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)Visualizando a assinatura depois de inserir e ajustar (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Visualizando a assinatura depois de inserir e ajustar (Foto: Edivaldo Brito/TechTudo)

Pronto! Agora que a assinatura já está no seu devido lugar, revise o documento e salve-o, para enviar por e-mail ou, até mesmo, imprimir.

Qual é o melhor serviço de armazenamento em nuvem? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.