Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Android é um sistema operacional para celulares conhecido por sua versatilidade. Prova disso é que os donos de smartphone podem conectá-lo a um teclado normal de computador e usá-lo para digitar as coisas diretamente na plataforma do Google. A porta micro-USB possibilita escrever sem a ajuda de um teclado virtual.

Dessa forma, o celular fica com o comportamento similar ao de um notebook, com direito à portabilidade e praticidade. Aprenda nas linhas a seguir a conectar um teclado físico de PC ao Android. Veja também o que cada tecla de atalho faz no smartphone.

Aprenda a usar um teclado físico USB no Android (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Aprenda a usar um teclado físico USB no Android (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Aprenda a usar um teclado físico USB no Android (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 1. Para usar um teclado físico no celular, você precisa de um cabo OTG. O acessório é um adaptador que tem duas pontas, uma micro USB (que encaixa no celular) e outra USB comum (que conecta no teclado).

Use um adaptador OTG no celular (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Use um adaptador OTG no celular (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Use um adaptador OTG no celular (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Passo 2. Depois de conectar o adaptador OTG no smartphone, ligue normalmente o cabo do teclado na saída USB de tamanho convencional.

Conecte um teclado físico com adaptador no celular (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Conecte um teclado físico com adaptador no celular (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Conecte um teclado físico com adaptador no celular (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Passo 3. Na barra de notificações aparecerá uma mensagem de "Configurar teclado físico". Toque nela. Caso o alerta não apareça para você, entre nas configurações do celular e toque no menu “Idiomas e entrada”.

Acesse as configurações do teclado do celular Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as configurações do teclado do celular Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse as configurações do teclado do celular Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Toque em “Teclado físico” e veja o nome do seu teclado reconhecido pelo Android no topo da tela. Abaixo, toque no aplicativo de teclado padrão do sistema – se você usa mais de um idioma, eles aparecerão ali separadamente.

Configure todos os idiomas do teclado no celular Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Configure todos os idiomas do teclado no celular Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Configure todos os idiomas do teclado no celular Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Toque em cada teclado para selecionar o idioma “Brasileiro”. Faça o mesmo para todos os itens da lista, caso haja mais de um.

Deixe o teclado compatível com português brasileiro no celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Deixe o teclado compatível com português brasileiro no celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Deixe o teclado compatível com português brasileiro no celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Ao final, seu teclado estará devidamente configurado e poderá ser usado no Android, incluindo teclas de acento e cedilha.

Atalhos do teclado físico

Confira as funções das teclas físicas de um teclado comum no celular Android.

  • ESC – voltar
  • Windows – Google a um toque
  • Setas, Tab, Home e End – navegação por ícones da tela inicial
  • Enter e Espaço – abertura de apps e clique em links
  • Shift – transformação de minúsculas para maiúsculas
  • PrtScn – print de tela

Como resolver falha no teclado virtual do celular? Descubra no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.