Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O aplicativo do YouTube para celulares Android e iPhone (iOS) guarda tudo o que o usuário faz na plataforma de vídeos. Seja ao fazer buscas ou assistir algum conteúdo, o app do Google usa essas informações para fazer sugestões para o usuário de acordo com as suas preferências.

No entanto, é possível pausar a coleta desses dados para garantir mais privacidade. Confira neste tutorial como fazer o procedimeno em celulares com os sistemas do Google e da Apple.

Aprenda a impedir que o YouTube salve histórico de videos e pesquisas no Android e iPhone (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Aprenda a impedir que o YouTube salve histórico de videos e pesquisas no Android e iPhone (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Aprenda a impedir que o YouTube salve histórico de videos e pesquisas no Android e iPhone (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Como fazer no Android

Passo 1. Na tela inicial do YouTube, toque nas reticências, no topo da tela, e selecione a opção “Configurações".

Passo 2. Toque na opção “Histórico e privacidade”.

Acesse as opções de histórico do YouTube para Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Acesse as opções de histórico do YouTube para Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Acesse as opções de histórico do YouTube para Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Ative a chavinha ao lado de “Histórico de exibição” para impedir que o app salve os vídeos que você assistirá daqui para frente.

Passo 4. Se proteger também as suas buscas no app, ative a opção “Pausar o histórico de pesquisa”.

Ative a pausa de histórico de exibição e de pesquisa no YouTube para Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Ative a pausa de histórico de exibição e de pesquisa no YouTube para Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Ative a pausa de histórico de exibição e de pesquisa no YouTube para Android (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Como fazer no iPhone (iOS)

Passo 1. Na tela inicial do YouTube, toque na sua foto, no canto superior direito.

Passo 2. Selecione a opção “Configurações”.

Acesse as configurações do YouTube para iPhone (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Acesse as configurações do YouTube para iPhone (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Acesse as configurações do YouTube para iPhone (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Passo 3. Role a página até a caixa privacidade e ative a chavinha ao lado de “Pausar histórico de exibição”.

Passo 4. Se quiser proteger as suas buscas, faça o mesmo com a opção “Pausar histórico de pesquisas.

Selecione quais históricos do YouTube deseja pausar no iPhone (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Selecione quais históricos do YouTube deseja pausar no iPhone (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Selecione quais históricos do YouTube deseja pausar no iPhone (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Agora você já sabe como impedir que o YouTube salve seu histórico de buscas e exibição.

Como apagar os históricos de exibição e pesquisas

Passo 1. O passo a passo mostrado nesse tutorial ensina como impedir que o YouTube continue registrando suas ações no aplicativo, sem interferir nos dados anteriormente salvos. Se você quiser, além disso, apagar as informações de histórico que já foram armazenadas, toque em "Limpar histórico de pesquisa" e confirme em "Ok".

YouTube também permite que usuário limpe o histórico da conta no Android e iOS (Foto: Reprodução/Elson de Souza)YouTube também permite que usuário limpe o histórico da conta no Android e iOS (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

YouTube também permite que usuário limpe o histórico da conta no Android e iOS (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Se deseja apagar todo o histórico guardado da sua conta, confira este tutoriais do TechTudo sobre como apagar o registro de exibição e também os dados de buscas.

Mais YouTube: como baixar vídeos do YouTube no celular Android e iPhone

Mais YouTube: como baixar vídeos do YouTube no celular Android e iPhone

YouTube e Facebook não abrem os vídeos no celular: como resolver? Descubra no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.