Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Uma webcam pode servir para várias funções, que vão muito além de videoconferências; ela permite registrar fotos e gravar vídeos de forma prática. A função usa o app nativo de câmera do Windows 10 e não precisa instalar nada extra no computador. O usuário pode configurar de forma personalizada a qualidade da mídia, adicionar temporizador para fotos automáticas, aplicar um disparo contínuo, ajustar a exposição de luz e até adicionar grade de enquadramento. Esse conteúdo fica salvo no notebook e pode ser encontrado com poucos cliques. Veja todas as dicas de como usar no passo a passo deste tutorial.

Veja como usar a webcam do notebook para registrar fotos e vídeos (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Veja como usar a webcam do notebook para registrar fotos e vídeos (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Veja como usar a webcam do notebook para registrar fotos e vídeos (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Encontrar app de câmera no notebook

Passo 1. Toque no menu do Windows no canto esquerdo da tela. Em seguida pesquise pelo recurso de "Câmera" que é oficial e nativo no sistema. Selecione quando o app surgir na lista.

Encontre o aplicativo de câmera no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Encontre o aplicativo de câmera no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Encontre o aplicativo de câmera no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Registrar fotos com a webcam

Passo 1. Automaticamente será identificada sua webcam no app de câmera do Windows. Para começar a registrar fotos clique no botão de "máquina fotográfica" na lateral direita da tela. A cada clique será salva uma imagem no computador;

Toque no botão da lateral direita para registrar fotos pela webcam do notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Toque no botão da lateral direita para registrar fotos pela webcam do notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Toque no botão da lateral direita para registrar fotos pela webcam do notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Um recurso prático está no temporizador de fotos, para aguardar um tempo de 2s, 5s ou até 10s para se posicionar e registrar uma imagem boa na paisagem, por exemplo. Para ativar basta clicar no botão do topo da tela (cada clique aumenta o tempo ou desativa o recurso). Note que há um alerta indicando que o temporizador está ligado;

Ative o temporizador para registrar fotos pela webcam do notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ative o temporizador para registrar fotos pela webcam do notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Ative o temporizador para registrar fotos pela webcam do notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Outro recurso avançado para deixar as fotos melhores está na "Compensação de exposição" que aumenta ou reduz a iluminação. Basta girar o medidor na lateral direita para baixo (reduzir luz) ou para cima (aumentar luz) e ver as mudanças na tela;

Ajuste o a exposição de brilho na webcam para fotos mais claras (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ajuste o a exposição de brilho na webcam para fotos mais claras (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Ajuste o a exposição de brilho na webcam para fotos mais claras (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Ao clicar no botão de configurações no topo direito o usuário encontra mais ajustes, em uma aba que é exibida na lateral do app. Para fotos é possível configurar o botão de disparo e registrar várias imagens ao mantê-lo clicado, ou salvar frames das fotos para fazer GIFs depois;

Configure o disparo contínuo de fotos pela webcam do notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Configure o disparo contínuo de fotos pela webcam do notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Configure o disparo contínuo de fotos pela webcam do notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Nos ajustes de "Fotos" aproveite para estipular a taxa de proporção do formato da imagem, adicionar grade de enquadramento (para cliques mais centralizados e retos) ou até ativar o "Lapso de tempo" que clica fotos automaticamente em um determinado período de tempo;

Adicione mais recursos para registrar fotos pela webcam (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione mais recursos para registrar fotos pela webcam (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Adicione mais recursos para registrar fotos pela webcam (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Registrar vídeos com a webcam

Passo 1. Se o usuário quiser registrar vídeos pela webcam e salvar no notebook será necessário clicar no botão de filmadora na lateral direita do app. Note que ele será mostrado em destaque no lugar da câmera. Há um contador de tempo da gravação que inicia logo ao pressionar o botão;

Inicie a gravação de vídeos para salvar no notebook pela webcam (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Inicie a gravação de vídeos para salvar no notebook pela webcam (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Inicie a gravação de vídeos para salvar no notebook pela webcam (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Durante a gravação pela webcam do notebook é posível pausar ou parar o vídeo (botão vermelho);

Pause ou pare a gravação pela webcam (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Pause ou pare a gravação pela webcam (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pause ou pare a gravação pela webcam (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Ainda há um ajuste de exposição para clarear ou escurecer o cenário, que pode ser acessado pelo botão do topo. Basta arrastar o marcador para a base da tela (menos brilho) ou para o topo (mais brilho) e observar o resultado;

Ajuste o brilho para escurecer ou clarear o ambiente na gravação do vídeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ajuste o brilho para escurecer ou clarear o ambiente na gravação do vídeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Ajuste o brilho para escurecer ou clarear o ambiente na gravação do vídeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Os vídeos também têm ajustes extras, tocando no botão de configurações do topo direito da tela. Será exibida uma aba lateral na qual é possível escolher a resolução de gravação da mídia, fps (frames por segundo) e redução de tremulação (60 HZ, 50HZ, automático ou desativado);

Personalize a resolução do vídeo gravado pela webcam no notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Personalize a resolução do vídeo gravado pela webcam no notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Personalize a resolução do vídeo gravado pela webcam no notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Encontrar fotos e vídeos salvos no notebook

Passo 1. Todo esse conteúdo de fotos e vídeos fica salvo no computador para acessar quando preferir e até enviar para os amigos. Para encontrar, toque no botão de galeria no canto direito da tela do app de câmera. Será executada a mídia mais recente em uma nova janela. Selecione no topo esquerdo "Exibir todas as fotos";

Selecione a galeria de imagens e exiba todas as mídias salvas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione a galeria de imagens e exiba todas as mídias salvas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Selecione a galeria de imagens e exiba todas as mídias salvas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Todas as mídias registradas pela webcam serão listadas por ordem de cronológica mais recente, com vídeos e fotos, na sua "Coleção".

Encontre todas as fotos e vídeos salvos no notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Encontre todas as fotos e vídeos salvos no notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Encontre todas as fotos e vídeos salvos no notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como montar um PC gamer? Comente no Fórum do TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.