Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Google permite adicionar complementos no Gmail. Com os add-ons instalados você pode realizar suas tarefas ao acessar a caixa de entrada, abrindo assim um leque de opções para um melhor gerenciamento dos e-mails recebidos. As extensões são interessantes para quem utiliza a conta do Gmail para trabalho, já que entre os complementos — disponíveis para Web e celulares Android — estão soluções bastante conhecidas para aumentar a produtividade. Veja a lista dos add-ons e como fazer a instalação.

Apps ficam hospedados na G Suite Marketplace (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro) (Foto: Gabriel Ribeiro)Apps ficam hospedados na G Suite Marketplace (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro) (Foto: Gabriel Ribeiro)

Apps ficam hospedados na G Suite Marketplace (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro) (Foto: Gabriel Ribeiro)

Como instalar?

No Gmail para Web basta clicar no ícone de engrenagem e, em seguida, em "Instalar Complementos". Você será redirecionado para a página da G Suite Marketplace. Clique em cima do add-on que quer adicionar e, depois, clique em "instalar".

Só é preciso instalar uma vez para que o complemento funcione em todos os dispositivos. Além disso, apesar dos add-on serem instalados de forma gratuita, alguns desses aplicativos tem recursos pagos.

Como instalar os plugins (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)Como instalar os plugins (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

Como instalar os plugins (Foto: Reprodução/Gabriel Ribeiro)

1. Trello

O Trello é uma das soluções para gerenciar trabalhos em equipe. O complemento para Gmail permite criar e atualizar novos cards, além de adicionar novos quadros. Uma forma de acompanhar o que está acontecendo com o trabalho, mesmo estando dentro do Gmail.

Add-on do Trello para Gmail (Foto: Divulgação/Google)

2. Streak CRM

O Streak CRM é uma extensão para o Chrome que faz sucesso entre profissionais de venda. Com o plugin é possível fazer uma cadastro detalhado dos clientes e ir incluindo novas informações do início ao fim da negociação. A extensão ganhou uma versão como complemento para o Gmail. O app traz as principais funções, podendo inserir novas informações de clientes direto na caixa de e-mail.

3. Asana

Asana é outro gerenciador de trabalho. Assim como o Trello, listas de tarefas. A diferença está no layout mais clean e nos atalhos. Na versão para Gmail, é possível acompanhar a lista de coisas a fazer direto da caixa de entrada, adicionar membros da equipe a um projeto, alterar a data e incluir arquivos.

Add-on do Asana para Gmail (Foto: Divulgação/Google)

4. Smartsheet

A Smartsheet, como o nome sugere, é uma planilha inteligente. Com ela é possível gerenciar o trabalho, adicionando parceiros comerciais e membros da equipe. Na versão para o gmail, é possível adicionar dados de e-mails, além de anexos diretamente nas planilhas da Smartsheet.

5. ProsperWorks

O ProsperWorks é outro software de CRM. O grande diferencial está na integração com os outros apps da suíte do Google, como o Drive e o Docs. Ele permite gerenciar os clientes de uma forma prática e intuitiva. O add-on para Gmail permite acessar facilmente dados de clientes, registrar atividades de chamadas, demonstrações e reuniões.

Add-on do ProsperWorks para gmail (Foto: Divulgação/Google)

6. Dialpad

O Dialpad (gsuite.google.com/dialpad) é uma solução para fazer ligações pela Internet. Com o add-on do Gmail agiliza as chamadas para os contatos direto da caixa de e-mail, evitando assim um aplicativo externo e contribuindo para a produtividade.

7. Hire

O Hire promete agilizar a vida de profissionais de recursos humanos. O serviço faz parte da G Suíte, tendo assim uma integração com os outros apps do Google, como o Google Agenda. O add-on permite gerenciar informações de candidatos e fazer upload de currículos sem sair do Gmail.

8. Intuit QuickBooks Invoicing

Com o add-on do Intuit QuickBooks Invoicing você pode criar e eviar faturas diretamente pelo Gmail, permitindo que os clientes façam o pagamento on-line, além de acompanhar o status das faturas.

Add-ons para Gmail (Foto: Divulgação/Google)

9. RingCentral

O RingCentral (gsuite.google.com/ringcentral) é um sistema de comunicação que permite, além do envio de texto e SMS, fazer ligações. O complemento para o Gmail permite visualizar quais contatos estão online a partir das mensagens recebidas na caixa de entrada, rever o histórico de chamadas e enviar SMS direto do add-on.

10. Wrike

O Wrike (gsuite.google.com/wrike) é um aplicativo para gestão de projeto. Ele traz a mesma proposta do Trello e do Asana, mas oferece alguns recursos extras como ferramentas para criar relatórios baseados nos dados gerados pelo app. O add-on para Gmail permite adicionar novas tarefas a partir de e-mails e visualizar os projetos em andamento sem sair da caixa de entrada.

Qual outro programa parecido com o Trello vocês recomendam? Responda no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.