Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Apple Clips, aplicativo de edição de vídeo gratuito para iPhone (iOS), ganhou uma nova versão, com design reformulado e adição de funções. Agora, as opções para tirar uma foto e capturar um vídeo estão concentradas na mesma aba "Câmera" e o recurso "Pôsteres" foi adicionado ao lado de "Câmera e Fototeca". Além disso, a distribuição das ferramentas pela tela mudou e quatro novos filtros foram adicionados às opções existentes – Aquarela, Carvão, Siena e Índigo –, assim como 20 novos posters animados.

Além dos adesivos da Disney, que já existiam na última versão do app, estão disponíveis figurinhas de personagens da saga Star Wars. Confira a seguir o passo a passo de como utilizar o novo Apple Clips. Vale lembrar que os recursos podem variar de acordo com os modelos de smartphone. Por exemplo, somente no iPhone X é possível criar cenas de selfies animadas usando a câmera TrueDepth.

Apple Clips ganha nova versão; veja os principais recursos (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Apple Clips ganha nova versão; veja os principais recursos (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Apple Clips ganha nova versão; veja os principais recursos (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Passo a passo para gravar um vídeo

Para gravar um vídeo, abra o Apple Clips e mantenha a aba "Câmera" selecionada. Pressione o botão rosa para capturar as imagens. Ao soltar, um clipe será gerado na parte inferior da tela. Outra opção é deslizar o botão para cima para que a gravação continue sozinha. Quando terminar, toque no botão novamente.

Mantenha o botão pressionado para gravar vídeo no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)Mantenha o botão pressionado para gravar vídeo no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Mantenha o botão pressionado para gravar vídeo no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Passo a passo para acessar as opções de edição e adicionar os títulos com a voz

Passo 1. Clique sobre o vídeo que deseja editar para acessar as opções Efeitos, Silenciar, Apagar, Recortar e Salvar. Deslize o dedo para o lado para visualizar todas e toque na que deseja ativar. Se a opção "Títulos em Tempo Real" estiver apagada (eles vêm desativados por padrão), clique em "Ok" para voltar à tela principal.

Ative os títulos em tempo real no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)Ative os títulos em tempo real no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Ative os títulos em tempo real no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Passo 2. Toque no balão de conversa para ativar os "Títulos em Tempo Real". Role a tela para ver todas as opções de texto e e escolha uma. Depois, clique no "X" para sair e voltar à tela principal.

Selecione o título desejado no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)Selecione o título desejado no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Selecione o título desejado no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Passo 3. Agora, inicie uma gravação e fale o texto que para incluir no vídeo. Depois, com o clipe selecionado, aperte o botão de play para assistir. Observe que o título irá aparecer durante a reprodução.

Fale enquanto grava o vídeo no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)Fale enquanto grava o vídeo no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Fale enquanto grava o vídeo no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Passo a passo para usar os filtros, etiquetas e adesivos

Passo 1. Selecione o clipe para que a aba de opções apareça. Toque no ícone com uma estrela colorida (Efeitos). Na primeira aba, estão os filtros para o vídeo. Deslize para o lado para ver todas as opções e toque em um deles para aplicar o efeito.

Selecione um filtro no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)Selecione um filtro no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Selecione um filtro no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Passo 2. Na aba central estão as etiquetas. Deslize para ver todas as opções e toque na que deseja inserir. Para ajustar a posição da etiques, basta arrastá-la sobre o vídeo. Se quiser excluir, clique no ícone de "X".

Selecione uma etiqueta para o vídeo no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)Selecione uma etiqueta para o vídeo no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Selecione uma etiqueta para o vídeo no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Passo 3. A última aba é a de adesivos, que permite inserir figurinhas no vídeo. Deslize para o lado para ver todas ou navegue pelos ícones na base da tela. Os três primeiros representam personagens da Pixar, da Disney e do Star Wars. Os dois últimos incluem figurinhas de objetos ou formas geométricas. Escolha uma figurinha e arraste para movê-la pelo clipe. Se quiser girar ou mudar a posição do adesivo, faça um movimento de pinça. Para apagar, toque no "X".

Cole um adesivo no vídeo no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)Cole um adesivo no vídeo no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Cole um adesivo no vídeo no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

4. Passo a passo para usar pôsteres

Passo 1. De volta à tela principal, clique na opção "Pôsteres". Role a tela para ver todas as opções: Básicos, Fotográficos, Mickey e Amigos, Pixar e Star Wars. Selecione o efeito que desejar.

Adicione um pôster ao vídeo no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)Adicione um pôster ao vídeo no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Adicione um pôster ao vídeo no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Passo 2. O app vai voltar à tela inicial e pedir para que o usuário pressione o botão rosa de gravação. Mantenha o botão pressionado para determinar a duração do pôster. Na parte inferior da tela ficam os frames do pôster adicionados à sequência. Quanto mais tempo pressionando, por mais segundos o pôster irá permanecer na tela, durante a reprodução.

No caso de uma frase, como no exemplo, é interessante levar em conta o tempo necessário para a leitura. Caso pressione o botão por pouco tempo, o pôster pode não aparecer na sequência por não gerar uma quantidade mínima de frames.

Pressione o botão de gravação até que o pôster tenha a duração desejada no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)Pressione o botão de gravação até que o pôster tenha a duração desejada no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Pressione o botão de gravação até que o pôster tenha a duração desejada no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Passo a passo para adicionar uma música

Passo 1. Para adicionar uma música ao seu vídeo, clique no ícone em forma de nota musical, no canto superior direito. Em seguida, entre em "Minhas Músicas" para acessar suas playlists salvas no Apple Music ou escolha "Trilhas Sonoras" para incluir umas das canções disponibilizadas pelo próprio app.

Clique no ícone de nota musical para abrir a aba Clique no ícone de nota musical para abrir a aba

Clique no ícone de nota musical para abrir a aba "Música" no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Passo 2. Em "Trilhas Sonoras" aparece uma lista de composições divididas por gêneros. O símbolo da nuvem indica que a trilha precisa ser baixada para ser ouvida. Clique nesse ícone para que a música seja carregada. Toque nela para ouvir e, se quiser incluir no vídeo, clique mais uma vez para selecioná-la.

Baixe uma trilha e insira no seu vídeo no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)Baixe uma trilha e insira no seu vídeo no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Baixe uma trilha e insira no seu vídeo no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Passo 3. Em seguida, o app vai te encaminhar para uma tela com a trilha. Clique em "Aplicar" para adicioná-la à sua sequência. A mecânica será a mesma se escolher a opção "Minhas Músicas".

Clique em Clique em

Clique em "Aplicar" para usar a trilha no Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Como exportar o vídeo

Quando finalizar a edição, você poderá exportar o vídeo para redes sociais (Facebook, Instagram etc), email, AirDrop ou salvar no celular. Clique no botão de exportar, localizado no canto inferior direitro. Uma lista com os aplicativos disponíveis para compartilhamento irá aparecer. Abaixo, estarão as opções "Salvar Vídeo" e "Salvar em Arquivos", para guardar o projeto diretamente no celular.

Escolha para onde quer exportar seu vídeo do Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)Escolha para onde quer exportar seu vídeo do Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Escolha para onde quer exportar seu vídeo do Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Como gerenciar projetos

Para visualizar seus projetos ou criar um novo, toque no ícone de pasta, no canto superior esquerdo. Na tela seguinte, é possível criar um novo projeto, abrir um existente, reproduzir a sequência selecionada ou deletá-la. O recurso de exportação também está disponível nesse menu, no canto inferior direito.

Na aba Na aba

Na aba "Projetos" é possível gerenciar os vídeos do Apple Clips (Foto: Reprodução/Raísa Chiarelli)

Com essas dicas você pode começar a usar o Apple Clips 2.0 e criar composições divertidas para compartilhar com os seus amigos.

Qual o melhor app que você tem no seu celular? Opine no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.