Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Netvizz é uma ferramenta grátis capaz de extrair dados de usuários, grupos e páginas do Facebook. O programa, desenvolvido pela Universidade de Amsterdam, é ideial para analisar as métricas e informações de páginas concorrentes na rede social. Bastante completo, o Netvizz baixa informações de publicações, fotos, comentários e curtidas e mostra tudo em uma planilha do Excel. Confira no passo a passo a seguir como usar algumas das funcionalidades oferecidas pelo app.

Ideal para pesquisas, o Netvizz permite baixar planilhas com dados e links sobre diferentes tipos de publicações no Facebook (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Ideal para pesquisas, o Netvizz permite baixar planilhas com dados e links sobre diferentes tipos de publicações no Facebook (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Ideal para pesquisas, o Netvizz permite baixar planilhas com dados e links sobre diferentes tipos de publicações no Facebook (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 1. Ao abrir o Netvizz, escolha uma das seis opções oferecidas: dados de grupos, dados de páginas, dados de curtidas, imagens na linha do tempo de página, busca ou estatísticas de link;

Ao executar o Netvizz, escolha um de seus seis recursos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Ao executar o Netvizz, escolha um de seus seis recursos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Ao executar o Netvizz, escolha um de seus seis recursos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 2. A maior parte dos recursos precisa do ID da página, usuário ou grupo do Facebook que será pesquisada. Clique no hiperlink “here” para acessar um site de reconhecimento do código de identidade da rede social e descobrir o ID;

O próprio Netvizz indica um site para descobrir o ID da página do Facebook que será analisada (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)O próprio Netvizz indica um site para descobrir o ID da página do Facebook que será analisada (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

O próprio Netvizz indica um site para descobrir o ID da página do Facebook que será analisada (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 3. Copie o endereço URL da página, usuário ou grupo da rede social, cole no campo em destaque e clique em “Lookup”;

Copie e cole o link da página, usuário ou grupo e aperte o botão amarelo para obter o número de ID (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Copie e cole o link da página, usuário ou grupo e aperte o botão amarelo para obter o número de ID (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Copie e cole o link da página, usuário ou grupo e aperte o botão amarelo para obter o número de ID (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 4. A ferramenta de reconhecimento de ID irá apresentar a numeração da página, usuário ou grupo do Facebook. Copie este código para inseri-lo na barra de pesquisa do Netvizz;

Copie o ID apresentado e cole no Netvizz (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Copie o ID apresentado e cole no Netvizz (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Copie o ID apresentado e cole no Netvizz (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 5. Defina os parâmetros da pesquisa nos campos abaixo do ID. Você pode, por exemplo, determinar a data ou o número de publicações e o tipo de dado que será coletado. Em seguida, aperte o hiperlink na parte final para extrair as informações;

Escolhas as alternativas para filtrar a pesquisa e clique no hiperlink para iniciar a coleta de dados (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Escolhas as alternativas para filtrar a pesquisa e clique no hiperlink para iniciar a coleta de dados (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Escolhas as alternativas para filtrar a pesquisa e clique no hiperlink para iniciar a coleta de dados (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 6. A ferramenta “Search” (Busca) do Netvizz extrai dados do recurso de buscas do Facebook. Para utilizá-la basta escolher a categoria que será pesquisada e inserir o termo que você deseja no campo em destaque;

Em “Search, escolha a categoria e o vocábulo que será buscado (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Em “Search, escolha a categoria e o vocábulo que será buscado (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Em “Search, escolha a categoria e o vocábulo que será buscado (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 7. O Netvizz irá processar os dados e apresentar as etapas deste processo. Clique no hiperlink “zip archive” para baixá-los;

Após o processamento de dados feito pelo app, clique na opção em destaque para fazer o download da pesquisa (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Após o processamento de dados feito pelo app, clique na opção em destaque para fazer o download da pesquisa (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Após o processamento de dados feito pelo app, clique na opção em destaque para fazer o download da pesquisa (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 8. Vale ressaltar que, caso o usuário ou grupo pesquisados tenham dados privados ou exclusivos, a ferramenta não será capaz de extrair as informações;

O Netvizz não consegue extrair dados de contas privadas e grupos fechados (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)O Netvizz não consegue extrair dados de contas privadas e grupos fechados (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

O Netvizz não consegue extrair dados de contas privadas e grupos fechados (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 9. Abra os arquivos na extensão .tab no Microsoft Word e escolha a codificação “Unicode (UTF-8)” para reproduzi-los sem erros;

Execute os arquivos em .tab no Microsoft Word na codificação “Unicode (UTF-8)” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Execute os arquivos em .tab no Microsoft Word na codificação “Unicode (UTF-8)” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Execute os arquivos em .tab no Microsoft Word na codificação “Unicode (UTF-8)” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 10. Com o documento aberto no Microsoft Word, aperte em “Selecionar” e escolha a opção “Selecionar Tudo” para marcar todo o texto com os dados extraídos do Netvizz;

Clique nas opções em destaque para selecionar todo o texto do documento da pesquisa (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Clique nas opções em destaque para selecionar todo o texto do documento da pesquisa (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Clique nas opções em destaque para selecionar todo o texto do documento da pesquisa (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 11. Copie a seleção, abra o Microsoft Excel e cole o texto. Os dados serão apresentados em uma planilha toda organizada com as especificações previamente determinadas;

Copie e cole os dados no Microsoft Excel para visualizar o resultado da pesquisa feita pelo Netvizz (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Copie e cole os dados no Microsoft Excel para visualizar o resultado da pesquisa feita pelo Netvizz (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Copie e cole os dados no Microsoft Excel para visualizar o resultado da pesquisa feita pelo Netvizz (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Como resolver problema de carregamento de imagens no Facebook? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.