Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

PixARK, o spin-off de ARK: Survival Evolved com visual de Minecraft, permite que os jogadores criem servidores não oficiais para jogar online com os amigos em modo privado. Siga o passo a passo deste tutorial e aprenda como montar um servidor dedicado na versão para PC (via Steam).

PixARK (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)PixARK (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

PixARK (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Criando um servidor dedicado

Passo 1. Crie uma pasta chamada "PixARK" na sua Área de Trabalho (Desktop) do computador ou em um local de sua preferência;

Crie as pastas "server" e steamcmd" dentro de "PixARK" (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)Crie as pastas "server" e steamcmd" dentro de "PixARK" (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Crie as pastas "server" e steamcmd" dentro de "PixARK" (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 2. Crie as pastas "server" e "steamcmd" dentro de PixARK;

Passo 3. Abra um arquivo no Bloco de Notas. Copie e cole o texto abaixo:

  • start "" steamcmd/steamcmd.exe +login anonymous +force_install_dir "E:\PixArk\Server" +app_update 824360 validate +quit.

Na parte "E:\PixArk\Server", coloque o local exato da pasta que você criou (exemplo: C:\Users\Nome\Desktop\PixARK).

Passo 4. Salve o arquivo com o nome de "update.bat".

Salve os arquivos com a extensão ".bat" na pasta PixARK (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)Salve os arquivos com a extensão ".bat" na pasta PixARK (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Salve os arquivos com a extensão ".bat" na pasta PixARK (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 5. Crie outro arquivo no Bloco de Notas. Copie e cole o código:

  • start "" /normal "E:\PixArk\Server\ShooterGame\Binaries\Win64\PixARKServer.exe" CubeWorld_Light?listen?Multihome=192.168.0.100?Port=15000?QueryPort=27019?RCONPort=27020?MaxPlayers=70 -ServerPort=15000 -CubePort=27019 -CULTUREFORCOOKING=en -forcerespawndinos -NoBattlEye -NoHangDetection -nosteamclient -game -server -log -high

Novamente, na linha que diz "E:\PixArk\Server" digite o o local da pasta "PixARK". Na parte"Multihome=192.168.0.100", coloque o endereço interno do seu PC.

Como descobrir o seu IP interno

No menu Iniciar, digite "cmd" e tecle "Enter". Digite o comando "ipconfig" e aperte "Enter" novamente. O endereço será exibido em “Endereço IPv4″.

Descubra o seu endereço interno do computador para configurar o servidor de PixARK (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)Descubra o seu endereço interno do computador para configurar o servidor de PixARK (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Descubra o seu endereço interno do computador para configurar o servidor de PixARK (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

SteamCMD

Passo 4. Agora, baixe o SteamCMD através deste link;

Passo 5. Depois extraia o arquivo "steamcmd.exe" para a pasta PixARK;

Extraia o SteamCMD para a pasta "steamcmd" em PixARK (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)Extraia o SteamCMD para a pasta "steamcmd" em PixARK (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Extraia o SteamCMD para a pasta "steamcmd" em PixARK (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 6. Clique duas vezes no arquivo "update.bat" e espere o download dos arquivos. O processo pode demorar entre 15 a 20 minutos;

Abra o "update.bat" e aguarde o download dos arquivos de PixARK (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)Abra o "update.bat" e aguarde o download dos arquivos de PixARK (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Abra o "update.bat" e aguarde o download dos arquivos de PixARK (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 7. Assim que o download terminar, dê um duplo clique no "startserver.bat" para iniciar o servidor e criar arquivos adicionais;

Portas

Para que o servidor de PixARK funcione corretamente, é necessário que as portas UDP e TCP 1500 e 27019 sejam desbloqueadas em seu modem e no firewall do Windows. Confira nos tutoriais do TechTudo como fazer isso em roteadores D-Link, D-Link, Intelbras e Vivo Box.

No caso do Firewall, desabilite a proteção dele e do Windows Defender. Ou confira como liberar aplicativos e portas no firewall do Windows.

Configurações

Passo 8. Feche a aba do servidor;

Passo 9. Na pasta "PixArk\Server\ShooterGame\Saved\Config\WindowsServer\", abra e edite o arquivo "GameUserSettings.ini" usando o Bloco de Notas;

Edite as configurações do server de PixARK para adicionar nome, senha e o endereço das portas (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)Edite as configurações do server de PixARK para adicionar nome, senha e o endereço das portas (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Edite as configurações do server de PixARK para adicionar nome, senha e o endereço das portas (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 10. Adicione as linhas de comando a seguir:

  • [SessionSettings]
  • SessionName=o nome do seu server
  • Port=15000
  • QueryPort=27019
  • Multihome=o mesmo endereço interno do serverstart.bat

  • [ServerSettings]
  • ServerPassword=senha do seu server
  • ServerAdminPassword=sua senha de administrador
  • RCONEnabled=True
  • RCONPort=27020
  • RCONServerGameLogBuffer=600.000000

Adicione essas informações nas linhas "SessionSettings" e "ServerSettings", respectivamente. Salve o arquivo e abra o "serverstart.bat" novamente para reiniciar o servidor de PixARK.

Como entrar no servidor

Passo 1. No Steam, clique em "Exibir" e depois em "Servidores";

Abra o menu "Exibir" do Steam e acesse a aba "Servidores" (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)Abra o menu "Exibir" do Steam e acesse a aba "Servidores" (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Abra o menu "Exibir" do Steam e acesse a aba "Servidores" (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 2. Na aba "Favoritos", aperte "Servidor+";

Adicione o seu servidor de PixARK na lista de favoritos do Steam (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)Adicione o seu servidor de PixARK na lista de favoritos do Steam (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Adicione o seu servidor de PixARK na lista de favoritos do Steam (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 3. Digite o IP interno do servidor e o endereço da porta (exemplo: 192.168.0.100:27019). Clique em "Buscar jogos neste endereço";

Digite o endereço interno do seu computador mais a porta "27019" (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)Digite o endereço interno do seu computador mais a porta "27019" (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Digite o endereço interno do seu computador mais a porta "27019" (Foto: Reprodução/Tais Carvalho)

Passo 4. Se tudo estiver correto, o servidor aparecerá na pequena tela. Em seguida, aperte o ícone "Adicionar servidor selecionado a lista".

Passo 5. Por fim, selecione o server e clique em "Conectar".

Qual foi o seu maior feito em Minecraft? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.