Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Google Planilhas tem vários modelos prontos para facilitar a organização da vida pessoal. Com design organizado e funcional, os templates englobam aspectos como orçamento, lista de tarefas pendentes, roteiro de viagem e planejamento de eventos, entre outras situações cotidianas. O resultado é economia de tempo para o usuário, que só precisa inserir os dados pessoais em um esquema já formatado para determinada necessidade.

Abaixo, veja como usar sete modelos diferentes de planilhas do Google, a partir da versão web do Google Drive. Aprenda a dominar a ferramenta e planeje sua vida rapidamente.

Saiba como usar sete modelos de planilha do Google e organize sua vida (Foto: Divulgação/Google)Saiba como usar sete modelos de planilha do Google e organize sua vida (Foto: Divulgação/Google)

Saiba como usar sete modelos de planilha do Google e organize sua vida (Foto: Divulgação/Google)

Para encontrar os modelos pré-formatados de planilha, abra o Google Drive e clique no botão "Novo", no canto superior esquerdo da tela. Coloque o cursor sobre "Planilhas Google" e então clique em "Com base em um modelo".

Acesso aos modelos prontos de planilha do Google (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Acesso aos modelos prontos de planilha do Google (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Acesso aos modelos prontos de planilha do Google (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Na tela seguinte, o Google mostrará todos os templates disponíveis. Confira em cada um dos tópicos a seguir, qual modelo selecionar e como preencher os campos de forma adequada.

1. Dinheiro

Selecione a planilha "Orçamento mensal" para organizar a vida financeira com base nas receitas e despesas do mês. Ao clicar neste modelo, você verá algumas instruções no topo. Comece com a alteração da célula L8 e insira o quanto você já tem, sem contar com o salário.

Alteração do saldo inicial na planilha de orçamento mensal do Google Drive (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Alteração do saldo inicial na planilha de orçamento mensal do Google Drive (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Alteração do saldo inicial na planilha de orçamento mensal do Google Drive (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Ao descer a tela, é possível encontrar as tabelas "Despesas" e "Renda". Elas têm vários itens comuns, como "Alimentação" ou "Moradia", mas alguns podem não ser apropriados à sua realidade. Para alterar um tópico, clique sobre a célula correspondente e digite um novo nome — neste exemplo, substituímos "Presentes" por "Luz" e "Serviços de utilidade pública" por "Farmácia".

As colunas de descrição e do valor planejado podem ser alteradas, mas não o conteúdo da coluna "Real". Isso vale tanto para a tabela de despesas quanto para a de renda. As mudanças devem ser feitas na página "Transações". Altere a data, coloque o valor, adicione uma descrição e depois escolha a categoria.

Adição e alteração de categorias de despesas e rendas na planilha do Google (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Adição e alteração de categorias de despesas e rendas na planilha do Google (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Adição e alteração de categorias de despesas e rendas na planilha do Google (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Quando você voltar à página "Resumo", os valores da coluna "Real" estarão atualizados de acordo com a categoria. O Google Planilhas vai somar todas as quantias de uma mesma classificação, além de calcular a diferença entre o gasto esperado e o real, a economia mensal em valores absolutos e percentuais e o saldo final.

Cálculos de gastos e economias feitos pelo template do Google Planilhas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Cálculos de gastos e economias feitos pelo template do Google Planilhas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Cálculos de gastos e economias feitos pelo template do Google Planilhas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

2. Agenda

O template "Agenda 2018" reúne 13 calendários, um anual e 12 mensais. Neles, você pode fazer pequenas anotações e destacar datas importantes com cores ou fontes diferentes. A planilha é quase uma versão simplificada do Google Agenda, e serve para aqueles que preferem uma interface mais objetiva a recursos avançados.

Planilha do Google de agenda reúne calendários anual e mensais (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Planilha do Google de agenda reúne calendários anual e mensais (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Planilha do Google de agenda reúne calendários anual e mensais (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

3. Compromissos

Para criar uma lista de pendências para resolver, vá na planilha "Lista de tarefas". Com apenas uma página, o modelo exibe três colunas: data, tarefa e check. Descreva o que você precisa fazer e insira a data limite para realização dessa tarefa. Quando ela for cumprida, basta inserir um "x" na coluna de checklist; a respectiva tarefa automaticamente mudará de formatação e passa a exibir a fonte com risco no meio (tachada).

Planilha de lista de tarefas do Google ajuda a cumprir com obrigações do dia a dia  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Planilha de lista de tarefas do Google ajuda a cumprir com obrigações do dia a dia  (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Planilha de lista de tarefas do Google ajuda a cumprir com obrigações do dia a dia (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

4. Viagem

Caso tenha uma viagem marcada, a planilha "Roteiro de viagem" pode auxiliar a organizar todos os detalhes, desde a partida até à volta. Ela dispõe de campos para inserção de dados do voo (com ou sem escala), lugar (ou lugares) de hospedagem e programação do que fazer em todos os dias. Preencha tudo antes de sair e, durante o passeio, essa planilha poderá ser o único documento aberto.

Modelo de planilha com roteiro de viagem permite incluir voos, hospedagem e programação diária (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Modelo de planilha com roteiro de viagem permite incluir voos, hospedagem e programação diária (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Modelo de planilha com roteiro de viagem permite incluir voos, hospedagem e programação diária (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

5. Casamento

Esta planilha pode ajudar a organizar um casamento. Ela reúne 21 páginas para organização dos diferentes aspectos da festa, tais como orçamento, lista de convidados, equipe de trabalho, contratação de bufê, aluguel do local, fotógrafo e etc. O usuário pode incluir ou retirar campos em cada tabela, de acordo com a sua necessidade, mas os existentes atendem às expectativas da maioria dos casais.

Planilha do Google de Planejamento de casamento facilita a organização da cerimônia (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Planilha do Google de Planejamento de casamento facilita a organização da cerimônia (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Planilha do Google de Planejamento de casamento facilita a organização da cerimônia (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

O Google não bloqueia a ação de renomear a planilha nem exluir páginas. Assim, o modelo pode ser aproveitado para organização de outros eventos, como uma festa que exija aluguel de som, local e contratação de bufê, mas não precise de tópicos como cabelo, maquiagem, traje e hotel, por exemplo.

6. Programação

A planilha de "Programação" é ideal para quem deseja traçar uma nova rotina. Ao preencher a data na célula ao lado de "Semana de", a tabela será atualizada com as datas apropriadas de segunda a domingo. Por fim, é só preencher sua programação dia após dia, de acordo com os horários. No final da planilha há campos para inserir observações e lista de tarefas.

Planilha de programação permite esquematizar a rotina da semana toda (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Planilha de programação permite esquematizar a rotina da semana toda (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Planilha de programação permite esquematizar a rotina da semana toda (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

7. Trabalhos escolares

Localizada na seção "Educação", a planilha de "Controle de tarefas" é pensada para responsáveis controlarem a execução dos deveres de casa e trabalhos escolares no geral. Isso não impede, porém, que seja usada pelo próprio aluno para gerenciamento dos seus afazeres, seja ele uma criança, adolescente ou adulto.

Para usar a ferramenta, primeiro se deve abrir a página "Matérias" e inserir todas as disciplinas estudadas, que podem ser do período colegial ou da faculdade. Feito isso, vá à página "Tarefas", selecione a matéria, escreva do que se trata a tarefa, escolha um status, o tempo necessário previsto para realizar o trabalho, data de início e prazo final.

Planilha Controle de tarefas serve para organizar vida escolar ou acadêmica pelo Google Planilhas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Planilha Controle de tarefas serve para organizar vida escolar ou acadêmica pelo Google Planilhas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Planilha Controle de tarefas serve para organizar vida escolar ou acadêmica pelo Google Planilhas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Aproveite as dicas, otimize o tempo e não perca compromissos com os modelos de planilhas do Google.

Como relacionar planilhas no Excel? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Funções pouco conhecidas do Google Maps

Funções pouco conhecidas do Google Maps

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.