Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Mercado Livre permite qualificar os vendedores após as compras. Dessa forma, a plataforma cria perfis detalhados de reputação sobre serviço de cada um deles. A função está disponível em smartphones com Android ou iPhone (iOS) e também na versão web. O recurso serve como parâmetro para outros usuários, que podem pesquisar vários anunciantes antes de fechar negócio. Essas informações oferecem uma noção sobre a qualidade dos produtos e a honestidade da pessoa que comercializa no site. Confira, no tutorial a seguir, como qualificar no Mercado Livre os vendedores com os quais fez compras.

Mercado Livre disponibiliza espaço para usuários avaliarem anunciantes (Foto: Reprodução/TechTudo)Mercado Livre disponibiliza espaço para usuários avaliarem anunciantes (Foto: Reprodução/TechTudo)

Mercado Livre disponibiliza espaço para usuários avaliarem anunciantes (Foto: Reprodução/TechTudo)

Passo 1. Abra o site do Mercado Livre e clique sobre o seu nome no menu, se já estiver logado. Caso contrário, faça o login;

Clique sobre o seu nome para ver as opções relativas à sua conta (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Clique sobre o seu nome para ver as opções relativas à sua conta (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Clique sobre o seu nome para ver as opções relativas à sua conta (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Escolha "Compras" na lista de opções exibida;

Escolha "Compras" para ter acesso ao histórico (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Escolha "Compras" para ter acesso ao histórico (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Escolha "Compras" para ter acesso ao histórico (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Em seguida, você será conduzido ao histórico das compras feitas no Mercado Livre. Para qualificar um vendedor, basta clicar em "Já estou com o produto", para compras com retirada do produto pessoalmente, ou "Opinar sobre o vendedor", se o produto tiver chegado por meio do Mercado Envios;

A mensagem pode variar conforme o tipo de retirada do produto (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)A mensagem pode variar conforme o tipo de retirada do produto (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

A mensagem pode variar conforme o tipo de retirada do produto (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. A tela seguinte apresentará uma interface simples e permite classificar o vendedor a partir de três alternativas: bom, ruim ou regular. Leve em conta a qualidade do serviço, nível de informações recebidas, postura do vendedor na negociação e se o produto recebido está de acordo com o anúncio;

Dica: o Mercado Livre dá um prazo de 21 dias para emitir um juízo sobre o vendedor. De acordo com o pedido, pode ser interessante esperar alguns dias para testar e se certificar de que o produto está em ordem e só então, classificar.

Escolha a classificação que deseja dar ao vendedor (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Escolha a classificação que deseja dar ao vendedor (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Escolha a classificação que deseja dar ao vendedor (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 5. Depois da classificação, é possível fazer comentários opcionais a respeito do vendedor. Dessa forma, você pode ressaltar algo positivo ou negativo, que gostaria de informar aos outros usuários. Para avançar, clique em "Confirmar";

Além de classificar entre bom, regular ou ruim, é permitido dar mais contexto à sua opinião com comentários (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Além de classificar entre bom, regular ou ruim, é permitido dar mais contexto à sua opinião com comentários (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Além de classificar entre bom, regular ou ruim, é permitido dar mais contexto à sua opinião com comentários (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 6. Por fim, o Mercado Livre exibe uma mensagem de validação e publica seu comentário no perfil do respectivo vendedor.

Tela confirma o recebimento da qualificação, que ficará disponível no perfil do vendedor (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Tela confirma o recebimento da qualificação, que ficará disponível no perfil do vendedor (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Tela confirma o recebimento da qualificação, que ficará disponível no perfil do vendedor (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Pronto. Aproveite as dicas para classificar um vendedor no Mercado Livre e ajudar outros usuários da plataforma.

Como saber se site de compras é confiável? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.