Por Filipe Garrett, para o TechTudo

29/04/2019 08h00 Atualizado 2019-04-29T11:00:57.934Z


Os processadores Intel Core i5, i7 e i9 de nona geração ganharam versões exclusivas para notebooks. Ao todo, são seis novas CPUs da série H, que aparece em notebooks gamers, workstations e nos MacBook Pro. Os modelos podem chegar a oito núcleos e velocidades na faixa dos 5 GHz, caso do Core i9 9980HK.

Além disso, os processadores oferecem suporte a tecnologias exclusivas, como SSDs com Optane e o Thermal Velocity Boost. De acordo com a Intel, os primeiros laptops com CPUs da nona geração devem ser anunciados em breve e podem chegar ao mercado ao longo desse semestre.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A nova geração usa a base da arquitetura Coffee Lake de 14 nanômetros, lançada originalmente em 2017. Entretanto, a Intel promete saltos expressivos de performance nos processadores que, comparados aos modelos de oitava geração, têm mais núcleos e atingem velocidades superiores.

Segundo a fabricante, o i9 9980HK pode desempenhar 18 frames por segundo a mais do que o seu antecessor direto (Core i9 8950HK), ou seja, é 28% mais rápido em processos de edição e renderização de vídeo em 4K. Essas duas métricas de performance indicam que a linha H de processadores deve continuar aparecendo apenas em notebooks mais caros.Isso deixa em aberto uma possível chegada dos processadores de nona geração da linha U, que são os mais comuns nos ultrabooks e laptops de perfil mais doméstico.

Os seis novos processadores se dividem em três grupos: os i5 com velocidades inferiores, os Core i7 intermediários e os i9 com velocidades maiores, mais núcleos e tecnologia.

Tecnologias e consumo

Um ponto relevante da nova geração da Intel para notebooks é o suporte a tecnologias exclusivas da marca. Unidades de SSD com memória Optane acoplada, mais rápidas do que os SSDs convencionais, são um exemplo. Outros fatores que complementam a plataforma estão vinculados ao suporte para Wi-Fi 6 e até 128 GB de memória RAM.

Outros detalhe significativo dos novos processadores está nos modelos tops de linha Core i9 9880H e i9 9980HK: a tecnologia Intel Thermal Boost. O recurso funciona como um tipo de “turbo em cima do turbo”, que detecta quando a CPU está com temperaturas baixas e libera ainda mais desempenho. Além disso, o 9980HK possui multiplicador de voltagem desbloqueado, o que libera o chip para overclock, algo bastante raro em notebooks.

Todas essas tecnolo

... gias e promessa de alta performance impõem um custo marcante em termos de consumo de energia. A Intel afirma que, em um cenário otimista, máquinas com chips da linha H de nona geração podem alcançar até dez horas de bateria em uso genérico, ou apenas uma hora em games.

Qual processador é melhor? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.