Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Quer digitalizar uma fotografia antiga para postar nas redes sociais ou arquivá-la com mais segurança? O TechTudo selecionou diversas alternativas para passar a foto em papel para uma versão de arquivo digital usando uma impressora multifuncional, ou uma câmera fotográfica ou até o seu celular. Confira:

Veja nossa lista com câmeras Polaroid para quem curte fotos instantâneas

Veja como digitalizar suas imagens antigas (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Veja como digitalizar suas imagens antigas (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Pelo scanner ou multifuncional

Passo 1. Escolha a foto revelada e ligue sua multifuncional ou scanner. Evite colocar a imagem muito colada nos cantos, para não correr o risco da digitalização sair cortada e posicione a foto sempre com a imagem voltada para baixo;

Posicione a foto voltada para baixo no scanner ou multifuncional (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Posicione a foto voltada para baixo no scanner ou multifuncional (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Feche o scanner ou tampa da multifuncional, após alinhar a imagem. A maior parte dos dispositivos já tem um CD com software próprio, que permite digitalizações. Caso não encontre, também é possível baixar pelo site da fabricante.

Passo 2. Lembre de conectar o cabo USB da multifuncional no computador ou ativar o recurso de rede, caso esteja disponível para fazer a transferência do arquivo para seu PC;

Conecte o cabo USB ou ligue o dispositivo na rede (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Conecte o cabo USB ou ligue o dispositivo na rede (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Passo 3. Abra o software da multifuncional no computador ou o programa que preferir. No caso, vamos usar o software oficial para multifuncional Deskjet Serie 2546 da HP. Selecione “Digitalizar um documento ou foto”;

Selecione a opção de digitalizar no software da multifuncional ou scanner (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione a opção de digitalizar no software da multifuncional ou scanner (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Selecione “Foto para arquivo” e personalize as configurações como tamanho, tipo de arquivo e resolução. Confirme em “Digitalizar”;

Faça as personalizações e digitalize a imagem (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Faça as personalizações e digitalize a imagem (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Será mostrado um preview com uma marcação de corte que pode ser personalizada. Além disso, o usuário pode ajustar recursos de “Brilho” e “Contraste” e girar a posição. Quando a imagem estiver como deseja, conclua em “Salvar”. Escolha a pasta de destino e clique novamente em “Salvar”;

Ajuste caso necessário e salve no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ajuste caso necessário e salve no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Pronto. Agora você tem a foto digitalizada e em boa qualidade para postar nas redes sociais ou guardar no computador.

A foto será falva em formato digital no seu computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)A foto será falva em formato digital no seu computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Registrando a foto manualmente

Passo 1. Outra forma prática de digitalizar uma foto é registrar uma foto da fotografia. É isso mesmo: para isso o usuário precisa de uma câmera compacta ou profissional, podendo utilizar até o smartphone, dependendo da resolução da lente.

Registrando a imagem manualmente com câmera ou celular (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Registrando a imagem manualmente com câmera ou celular (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Passo 2. Escolhido o equipamento, posicione a foto em um fundo branco e clique de forma mais alinhada que conseguir. Se preferir posicione uma folha branca no fundo. Lembre que é importante o ambiente ter uma boa iluminação natural ou luz artificial forte. Prefira registrar sem flash, já que pode causar um estalo de luz na foto;

Posicione a foto com um fundo branco (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Posicione a foto com um fundo branco (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Passo 3. Depois transfira a imagem via cabo USB ou leitor de cartão de memória para o computador e faça o recorte em um programa de edição de fotos, como o Photoshop;

Passe para o computador e faça a edição do recorte (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Passe para o computador e faça a edição do recorte (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Pelo celular, o usuário pode usar um app scanner bem prático, que já recorta e permite ajustes na imagem. Nessa caso, testamos com o app CamScanner;

Usando um app scanner para celular Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Usando um app scanner para celular Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Com ele basta registrar a foto e aguardar. Depois faça ajustes de contraste, recorte, aumente o brilho e salve como JPG.

Faça os ajustes e salve em JPG (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Faça os ajustes e salve em JPG (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pronto. Agora você já sabe como digitalizar suas fotos antigas de momentos especiais. Vale lembrar que além do scanner de mesa ou multifuncional, existem outros dispositivos com essa função, como scanner de mão. Basta escolher seu equipamento e aproveitar.

O procedimento deste tutorial foi feito em Windows 7 com uma multifuncional HP Deskjet Serie 2546. O TechTudo tem uma lista de aplicativos para transformar seu Android em um scanner de bolso e também para celulares iOS.

 

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.