Bem lentamente, as operadoras de internet estão ampliando a malha de fibra ótica no Brasil. Hoje, já é possível encontrar provedoras que levam banda larga de alta velocidade com o cabo de fibra ótica chegando até a residência do cliente. Já é possível encontrar no mercado nacional placas de rede compatíveis com a tecnologia, o que dispensa a conversão para a entrada RJ-45, mais comum. Mas será que vale o investimento? Confira nesta análise do TechTudo.
Problemas com sua conexão? Confira como testar sua placa de rede
Placa de rede compatível com tecnologia de fibra ótica (Foto: Reprodução/Startech)
Vantagens É inegável a superioridade da fibra ótica. A tecnologia, ao contrário dos fios de cobre que usa impulsos elétricos, utiliza feixes de luz para a transmissão de dados. Com isso, ela consegue atingir velocidades superiores aos cabos de redes comuns. No ano passado, pesquisadores conseguiram bater um recorde na velocidade, chegando a 255 terabits por segundo. Isso acontece principalmente por conta do uso dos feixes de luz, mas também por conta da construção da fibra ótica. Um único filamento pode ser do tamanho de um fio de cabelo. Com isso, é possível adicionar vários canais de transmissão em um único cabo, aumentando a velocidade e a quantidade de dados que podem ser transportados.
Como sincronizar arquivos em redes diferentes? Comente no fórum do TechTudo Outra vantagem da fibra ótica é a distância em que ela pode funcionar sem perda de informações. Enquanto os cabos de redes comuns funcionam perfeit...

>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.