Fifa 15 é a mais recente versão do popular jogo de futebol da Eletronic Arts, que conta com as maiores equipes e atletas do mundo do esporte, e grande variedade de modos. Assim como na vida real, as penalidades são uma das maneiras mais eficientes de garantir gol para o seu time. Tem perdido muitos pênaltis no game? Confira nossos truques para converter suas chances.

Fifa 15: saiba quais inovações chegarão às versões de PS3 e Xbox 360

Fifa 15 (Foto: Divulgação) (Foto: Fifa 15 (Foto: Divulgação))Fifa 15 (Foto: Divulgação) (Foto: Fifa 15 (Foto: Divulgação))

Treine, treine e treine

Pênaltis são possivelmente a forma mais fácil de marcar gol, e perdê-los pode resultar em derrotas bastante desagradáveis. Para evitar que isso aconteça, vá até o modo de treinamento do game e perca algum tempo cobrando pênaltis.

Experimente diversos tipos de batidas, forças e jogadores. Isso te deixará acostumado com a mecânica das cobranças, e preparado para as oportunidades em jogo.

Capriche na precisão…

Adotado na versão de 2011, o sistema de cobranças de pênalti do game exige que você acione o botão de chute enquanto o indicador passa pela barra de precisão. Para chutes mais precisos, tente sempre acertar a área verde.

Caso não consiga, as chances do jogador isolar a bola na cobrança são enormes, especialmente se o marcador parar na área vermelha da barra. Nesses casos, a única saída é torcer.

Neymar aparece driblando em novo trailer de Fifa 15 (Foto: Reprodução/ Youtube)Fifa 15 (Foto: Reprodução/ Youtube)

…e na força da cobrança

Depois de dominar o sistema de precisão, é hora de se acostumar com o controle de força dos chutes. Batidas mais fortes são naturalmente mais difíceis de se defender, mas também têm mais chance de dar errado.

Para cobrar um pênalti com força, segure o botão de chute até que a barra esteja quase cheia, mas nunca deixe que o marcador chegue até o vermelho, ou o jogador mandará a bola para muito longe do gol. Treine muito, até pegar o jeito.

Escolha seu melhor batedor

Em Fifa 15, todos os jogadores da equipe (inclusive os goleiros) podem ser escalados para cobrar pênaltis. Para isso, basta segurar o gatilho direito do controle (RT/R2) e selecionar o batedor.

Neymar-Fifa-15 (Foto: Reprodução)Fifa 15 (Foto: Reprodução)

Note que o quadro mostra os atributos dos jogadores na tabela “Pen”. Quanto maior o número, mais facilidade o jogador terá para executar as cobranças. Note que a área verde na barra de precisão é maior para batedores mais qualificados.

Alterne os cantos das cobranças

Especialmente durante disputas de pênaltis, é importante que você alterne os cantos das cobranças, ou o adversário terá facilidade em defender as batidas. Atletas destros têm mais facilidade em chutar no canto direito, enquanto os canhotos preferem o lado esquerdo.

Treine cobranças em todos os cantos do gol, usando batedores destros e canhotos. Isso ajudará na hora das disputas, evitando que seus chutes se tornem muito previsíveis.

... rc="//s2.glbimg.com/QSGxNNR_fToo0rcs8RpW_lWMTag=/0x0:1500x893/695x414/s.glbimg.com/po/tt2/f/original/2014/09/15/lucas-fifa15.jpg" alt="Lucas-Fifa15 (Foto: Reprodução / YouTube)" height="414" width="695" title="Lucas-Fifa15 (Foto: Reprodução / YouTube)">Lucas-Fifa15 (Foto: Reprodução / YouTube)

Use paradinhas e cavadinhas (com responsabilidade)

As paradinhas e cavadinha são artifícios usados por atletas habilidosos (ou tremendamente irresponsáveis) para enganar os goleiros na hora da cobrança, facilitando a tarefa de marcar o gol. Apesar disso, as técnicas são extremamente arriscadas, e se mal executadas, podem resultar em uma chance perdida.

Para fazer a paradinha, pressione o botão de chute, e enquanto o jogador corre em direção à bola, aperte o mesmo botão mais uma vez (veja o vídeo). Note que o direcionamento da batida deverá ser feito depois de apertar o botão pela segunda vez.

A cavadinha é um pouco mais simples de executar, mas tão perigosa quanto a paradinha. Para usá-la, segure o botão de ombro esquerdo (LB/L1) e bata o pênalti normalmente. Nesse caso, é muito mais difícil direcionar a cobrança, então não exagere na força.

Não se distraia com as provocações dos goleiros

Vistas pela primeira vez no game dedicado à Copa do Mundo de 2014, as provocações de goleiros também estão em Fifa 15, e são uma bela arma dos goleiros para distrair os batedores.

As provocações são executadas usando os botões de ação do controle (A/B/X/Y, X, Quadrado, Triângulo, Bola), e fazem com que o goleiro faça gestos e poses para o batedor.

Tente ignorar as provocações, e fugir das “sugestões de cobrança” dadas pelo arqueiro. Nesse caso, chutes fortes e altos são uma boa alternativa.

Howard agarra Fifa 15 (Foto: Divulgação)Fifa 15 (Foto: Divulgação)

Acerte o ponto cego

Truque muitíssimo eficiente em versões anteriores do game, o ponto cego ainda pode ser usado em Fifa 15 para cobranças praticamente indefensáveis. A batida requer muito treino, então não tente executa-la em uma partida importante antes de dominar o sistema.

Para acertar um chute mortal, carregue a barra de força até a metade, e então coloque o analógico para um dos lados, e suba até perto do travessão. Em resumo, a cobrança deve acertar o ponto entre o ângulo e o centro do gol (veja o vídeo).

Caso você execute a cobrança corretamente, o jogador acertará a parte de cima da rede com força. Nesse tipo de batida, o goleiro não tem um comando específico para defender a bola, dependendo inteiramente da sorte.

Qual o melhor game: FIFA ou PES? Comente no Fórum do TechTudo.




>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.