Com o verão brasileiro chegando, é comum começar a se preocupar com a onda de calor que deve se aproximar das regiões centro-oeste, sul e sudeste do país. Mas, e se você pudesse ter uma janela que deixasse passar a luz do sol, mas deixasse o calor do lado de fora? Essa é a proposta de um material desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Texas, nos EUA, que usa nanocristais para controlar a intensidade e direção dos raios de sol que passam por um vidro especial.
Roupas 'smart' usam processadores da Intel para acessórios de esporte
Veja como a tecnologia funciona.
Material desenvolvido pela Universidade do Texas funciona como filtro para luz e calor (Foto: Divulgação/ACS Publications)
Os pesquisadores usam um sistema de dupla-camada de nanocristais responsáveis por filtrar a luz que passa pela janela. A parte externa facilita a passagem da luz visível, enquanto a segunda bloqueia unicamente a luz infravermelha, que transporta maior quantidade de calor. Para isso, o material utiliza uma espécie de choque na luz para separar as diferentes frequências e, assim, permitir somente a entrada de luz “fria”. Os criadores chamam a invenção de eletrocrômico – algo como cor eletrificada. O desenvolvimento do material foi divulgado pela primeira vez em 2013, mas agora recebeu uma melhoria que já o permite ser aplicado em janelas como uma película. Com isso, também ganhou uma capacidade reversa que pode ser aplicada em locais de clima frio: no lugar do bloqueio de calo...

>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.