O Instagram realizou na quarta-feira (18) uma mudança agressiva no seu API e modificou as regras de acesso à plataforma para apps de terceiros. Os novos termos proíbem aplicativos de acessarem o feed de fotos, limitando-os apenas a edição de imagens e coleta de dados para anunciantes.
Com 29 milhões, Brasil é o maior mercado do Instagram fora dos EUA Segundo o Instagram, a alteração ocorreu porque o número de acessos provenientes destes aplicativos é baixo e inexpressivo quando comparado ao programa oficial. Outra razão dada pela plataforma é que a mudança vai dar mais controle sobre onde o conteúdo é exibido. Isto vai impedir que as fotos apareçam em ambientes inseguros que podem roubar senhas.
Instagram dá até 2016 para aplicativos mudaram funcionalidades (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)
Em nota, o Instagram explica que o objetivo é criar um conjunto de termos e processos. “Isto pode significar mudanças para muitos de vocês, mas nós acreditamos que elas vão ajudar a manter o controle em nossa comunidade e dar objetivos claros para desenvolvedores”, afirma em nota. A plataforma também informou que o número de acessos recebidos através de aplicativos de terceiros é ínfimo, respondendo por apenas dois milhões de acessos mensais, o que corresponde a 0,5% do total. A lista de aplicativos afetados inclui Retro for Instagram, Flow, Padgram, Pictacular, Webbygram, Webstagram, Instagreat, Itsdagram (para Windows Phone) e muitos outros.
Apesar da alteração, o acesso destes programas não será interrompido automaticamente. O Instagram deu um prazo, que vence no dia 1º de junho de 2016, para que os aplicativos se adequem às novas regras. Por enquanto, o Instagram vai parar de aceitar novos aplicativos. As novas submissões, já baseadas no novo formato, só serão aceitas a partir do dia 3 de dezembro e estarão sujeitas a um processo de ...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.