Color TV-Game 6 era um videogame que contava com seis versões alternativas do jogo Pong, conhecidas como Light Tennis. Lançado em 1977 no Japão, o sistema foi desenvolvido em parceria com a Mitsubishi Electronics e marcou a primeira incursão da Nintendo no mundo dos consoles de mesa. Conheça sua história completa. Confira todas as curiosidades e bizarrices da Nintendo Fundada em 1889, a Nintendo já havia desbravado diversos mercados antes de apostar nos videogames. Foram décadas de trabalho com baralhos de Hanafuda, venda de arroz instantâneo, administração de redes de hotéis e táxis, e até mesmo atuação como fabricante de brinquedos.
O clássico visual do Color TV-Game 6 (Foto: Reprodução/Before Mario)
Apenas em 1977, Hiroshi Yamauchi, então presidente da companhia, reconheceu o potencial dos videogames e lançou o Color TV-Game 6, dando início à longa e bem-sucedida trajetória que muitos creem, equivocadamente, ter começado apenas no Game & Watch, em 1980 ou no NES, em 1983. Sucesso inspirado em Pong O aparelho aproveitava o sucesso alcançado pelo fliperama Pong, lançado pela Atari em 1972, e apostava em meia dúzia de variações do clássico game de tênis para dois jogadores. Como o mercado norte-americano já estava era bem explorado por empresas como a Atari, Coleco, Magnavox e Channel F, a Nintendo preferiu lançar os aparelhos da linha Color TV-Game apenas no Japão, onde a concorrência era menor.
A pequena caixa do Color TV-Game 6 (Foto: Reprodução/Before Mario)
A decisão foi acertada, já que o primeiro Color TV-Game vendeu mais de 1 milhão de unidades, e ganhou três sucessores: o Color TV-Game 15 (em 1978, com 15 versões de Light Tennis), Color TV-Racing 112 (ainda em 1978, dessa vez um jogo de corrida) e, finalmente, Color TV-Game Block Kuzushi (de 1979, inspirado em Breakout). Mas os primeiros consoles foram vendidos sem retorno financeiro para a empresa. Yamauchi acreditava que aparelhos similares não faziam grande sucesso devido ao alto custo para o consumidor. Dessa maneira, o presidente da Nintendo exigiu que o Color TV-Game 6 fosse o sistema mais barato do mercado, aceitando o prejuízo até que o preço do desenvolvimento fosse reduzido, uma filosofia da Nintendo que ainda perdura atualmente.
A caixa do Color TV-Game 6 em maiores detalhes (Foto: Reprodução/Before Mario)
Ajuda da Mitsubishi A Mitsubishi planejava lançar um aparelho de videogame em parceria com a Systek, mas como não deu certo, restou à desenvolvedora de carros buscar ajuda nos escritór...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.