Os smartphones mais modernos com Android já vêm com a função de conectividade à internet por meio de sinais 3G e 4G oferecida por operadoras. Seja em um plano pós ou pré-pago, a qualidade e velocidade da conexão muitas vezes deixa a desejar.

Como navegar mais rápido na internet do Android

Como não há como modificar drasticamente a velocidade de sua conexão móvel sem que haja mudanças no seu pacote, há dicas para melhorar a recepção do seu sinal e tornar a experiência de uso mais efetiva. Veja como melhorar a conexão 3G ou 4G do seu celular.

Use o Opera como navegador principal

Opera ajuda a acelerar a navegação e a economizar na franquia de dados (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Diferentemente dos navegadores padrão do Android, como o Google Chrome, o Opera possui uma função que pode ajudar a melhorar a velocidade de sua conexão 3G/4G. Ele otimiza as páginas antes de acessá-las, de forma a diminuir o seu tamanho e facilitar o carregamento.

Quando você digita alguma URL ou clica em algum link, a página web passa, antes, pelos servidores do navegador Opera. Os servidores analisam o site, diminuem o tamanho das imagens (sem perda de qualidade) e retiram todas as informações que são desnecessárias. Vale lembrar que essas informações aumentam o tamanho e peso da página e, consequentemente, o tempo de carregamento.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Com esse tratamento, você poderá acessar as páginas web de forma muito mais rápida, visto que não será mais necessário carregar todos os dados e, de quebra, ainda economiza na sua franquia de internet.

Force o celular a usar a conectividade 3G

Force o celular a funcionar usando apenas redes 3G (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

É comum, durante o deslocamento, o sinal de seu smartphone variar de 3G para 2G. E para que não haja variações de velocidade de acordo e perda na qualidade do sinal, é possível forçar o celular a só utilizar redes 3G. 

Primeiro, abra o discador do Android e digite esse código, sem aspas: “*#*#4636#*#*”. Ao digitar o último caractere um menu vai surgir. Toque em “Informações do telefone”, desça a tela um pouco e você verá uma opção chamada “Definir tipo de rede preferido” e, dentre as opções, escolha “WCDMA only”.

Pronto! Assim o seu smartphone só vai trabalhar em redes 3G, mantendo a velocidade.

Force o celular a usar a conectividade 4G

A mesma dica pode ser usada mesmo em celulares que possuem conectividade 4G. Digite o código “*#*#4636#*#*” no discador do seu smart e, no menu, toque em “Informações do telefone”. No item “Definir tipo de rede preferido” escolha “LTE only” ao invés de “WCDMA only”.

Use o aplicativo Internet Booster & Optimizer

...

O aplicativo Acelerador de Internet Otimiza, disponível gratuitamente para Android, também ajuda a melhorar a velocidade da sua conexão 3G/4G. Ele automatiza uma série de comandos e otimizações que colocam o seu navegador principal no topo da lista de prioridades do sistema Android.

Qual é o melhor navegador para celular? Comente no Fórum do TechTudo. 

Dentre as funções que ele executa automaticamente estão a pausa de processos secundários, limpeza de memória RAM, limpeza da memória cache e do servidor DNS, além de diversas otimizações no protocolo TCP/IP. Tudo isso fará com que você tire o máximo de seu ISP provido pela operadora. Com essas dicas, temos certeza de que a qualidade da sua conexão às redes 3G e 4G melhorará bastante.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.