O usuário que precisa editar vídeos no computador com Windows 10 possui diversas opções de editores, desde aplicativos simples até versões gratuitas profissionais. Na lista a seguir, conheça sete opções de editores de vídeos gratuitos para quem deseja caprichar nos vídeos para um canal do YouTube até aos que apenas querem fazer cortes secos nas gravações domésticas. Descubra qual ferramenta é a mais indicada para as suas necessidades de edição.

Os 10 melhores editores de vídeo grátis para Windows, Mac e Linux

Windows 10; veja dez editores de vídeo grátis (Foto: Divulgação/Microsoft)

1. Windows Movie Maker

O editor de vídeo da Microsoft não é oficialmente suportado no Windows 10, mas funciona corretamente na edição mais recente do sistema operacional. Com interface simples e recursos acessíveis, o Windows Movie Maker é uma ferramenta interessante para quem precisa editar material simples.

Windows Movie Maker funciona normalmente no Windows 10 e permite edições simples de vídeo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Com um processo de edição que envolve arrastar e soltar mídias para compor um vídeo, o Movie Maker não “assusta” com timelines e outros recursos de edição associados com programas mais profissionais, como o Adobe Premiere Pro ou Sony Vegas Pro. Na versão mais recente, o aplicativo permite edição e upload automático em sites como o YouTube e Facebook.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

2. Lightworks

Com versões para Mac OS e Linux, o Lightworks é um editor gratuito para quem precisa de uma ferramenta com recursos mais elaborados do que os presentes no Movie Maker. Os criadores do software o classificam como uma ferramenta de edição profissional aberta para todos.

Versão Pro do Lightworks é usada por estúdios de cinema (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

3. WeVideo

O WeVideo oferece a perspectiva de edição de vídeo via nuvem e, no modelo gratuito, oferece recursos simples que podem satisfazer as necessidades de quem precisa cort

... ar um vídeo, diminuir resolução e outras funções simples. O WeVideo não pode ser visto como uma alternativa completa, ao menos na versão gratuita. Sem pagar nada por mês, o usuário precisa conviver com algumas restrições severas: limite de 5 GB de armazenamento, até cinco minutos de vídeo publicado em redes como o YouTube e limite de 720p nos vídeos editados na plataforma.
WeVideo funciona na nuvem e pode ser ideal para quem não quer instalar nada no PC (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

4. Avidemux

Com recursos intermediários e interface um pouco confusa durante os primeiros projetos, o Avidemux permite unir vídeos, fazer cortes em clipes sem necessidade de recodificar os arquivos, além de suportar uma série de filtros, como marca d’água, logo, redimensionar, remoção de ruído, ajustes de brilho, nitidez e cor.

Avidemux é um editor simples e com bons recursos, mas com interface desafiadora (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Com versões para Mac OS e Linux, além da edição para Windows, o Avidemux é o tipo de editor que resolve a maioria dos problemas que um usuário doméstico pode encontrar ao mexer com vídeos, mas exige dedicação para se adaptar à interface e aprender a usar os recursos do programa.

5. HitFilm 3 Express

Esse editor é avançado e destinado para quem precisa ir além do "cortar ou remendar" vídeos de celular. Com ferramentas de edição de nível profissional, o HitFilm 3 Express está entre as melhores opções de editores para Windows.

HitFilm Express oferece um arsenal de recursos para quem precisa editar (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

O HitFilm 3 Express têm recursos avançados para compor materiais em 2D e 3D, remoção de tela verde (ou chroma-key), motion-blur, criação de iluminação artificial nas cenas, além de alterações de profundidade de campo. É possível editar em 4K e comprar pacotes de plug-ins que ampliam em larga escala os recursos do HitFilm 3 Express.

6. Machete Video Editor

Apesar de suportar nativamente apenas vídeos em WMV e AVI, o Machete Video Editor oferece grande vantagem ao cortar vídeos sem precisar recodificá-los: em resumo, isso significa que a edição se dá em tempo real e o vídeo não perderá qualidade, mesmo se você cortá-lo centenas de vezes.

Machete serve basicamente para cortar vídeos. Versão paga oferece suporte a diversos formatos, enquanto que a versão grátis funciona apenas com WMV e AVI (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

7. DaVinci Resolve 12

Famoso pelas ferramentas poderosas de correção de cor e pelo uso em Hollywood, o DaVinci Resolve 12 é a versão grátis de um dos aplicativos de edição de vídeo mais conhecidos entre os profissionais.

Não se engane pelo "gratuito": DaVinci Restore é um poderoso editor de vídeos que vai exigir dos seus conhecimentos e da sua máquina (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

A diferença entre as versões gratuitas e pagas do DaVinci Resolve são mínimas. Entre as limitações, o DaVinci gratuito não suporta edição de materiais coletados por várias câmeras simultaneamente ou em 3D, necessidades que passam bem longe da grande maioria dos usuários.

Problemas com vídeos no Instagram? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.