Cuidar da saúde deve ser uma preocupação diária e eterna, mas nem sempre conseguimos comer nos horários certos e beber a quantidade de água necessária para o bem-estar. Por isso, esta seleção de aplicativos para Android e iPhone (iOS) promete ajudar a quem tem uma vida atribulada a diminuir o ritmo e parar de vez em quando para se alimentar com eficiência. Veja a lista com apps para cuidar da saúde, controlar a dieta e incentivar a ingestão de água e a prática de exercícios físicos.

Todos os aplicativos abaixo podem ser encarados apenas como um auxílio para quem precisa acompanhar a dieta de forma mais produtiva, mas não devem ser a opinião final sobre a sua saúde. Antes de iniciar qualquer plano de alimentação, é importante consultar um nutricionista.

Aplicativos para Android: veja as melhores opções para o seu celular

Dieta e saúde ajuda a controlar a alimentação diária (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Dieta e Saúde

O aplicativo Dieta e Saúde tem o objetivo de auxiliar no controle diário da sua alimentação. O app possui campos para preencher o que foi consumido em cada refeição e, assim, ajuda a controlar se o usuário está perto ou longe da meta indicada.

Outro ponto interessante é a preocupação em avisar ao usuário os horários para beber água. De tempo em tempo, ele envia uma notificação pelo sistema Android ou iOS para lembrar que é hora da hidratação.

A versão gratuita do Dieta e Saúde é bem restrita em recursos, mas esse é o menor dos problemas. A cada opção que o usuário escolhe, aparece uma mensagem insistindo para que ele assine a versão completa. Além disso, o app é tomado por banners publicitários por todos os espaços disponíveis, criando uma irritante poluição visual.

MyFitnessPal

O MyFitnessPal é um dos pioneiros do segmento de aplicativos. Depois de cadastrar o seu peso, altura e objetivo, o app informa quantas calorias o usuário precisa perder ou ganhar para atingir a sua meta.

MyFitnessPal: um dos pioneiros da categoria (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Para isto funcionar, é preciso anotar cada alimento ingerido, e a quantidade, em cada refeição realizada durante todo o dia. Desta forma, ele calcula automaticamente quantas calorias já foram ingeridas e emite alerta para que o usuário não ultrapasse o seu objetivo.

O aplicativo tem muitas funções e relatórios distribuídos em seu menu de opções. Se por um lado o My Fitness Pal é uma solução completa para quem precisa controlar a sua alimentação diária, por outro apresenta uma interface confusa, que pode afastar muitos usuários que buscam algo mais simples. O app está disponível para Android e iOS.

Medida Certa

O Medida Certa é o aplicativo do programa da TV Globo de mesmo nome que promete ajudar a quem quer perder ou manter peso, ou ganhar massa muscular. O app funciona como um controle dos seus exercícios diários, assim, cada atividade praticada no dia deve ser anotada, seja uma simples caminhada ou uma corrida mais intensa. Com esses dados, ele consegue di

... zer qual o perfil do usuário, se é sedentário ou ativo, e a distância do objetivo.
App da TV Globo, do programa Medida Certa (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Um dos grandes atrativos do Medida Certa é que ele é totalmente gratuito e livre de propagandas. Além disso, ele tem uma interface limpa e objetiva, que valoriza a usabilidade. Todos os dados são de fácil visualização e os comandos são bastante intuitivos.

O software também possui um pedômetro interno, que registra sozinho quantos passos o usuário dá por dia e quantos quilômetros foram percorridos. Isso ajuda a deixar o controle de exercícios mais preciso e dinâmico. O app traz um sistema interno de alertas que o usuário pode configurar para lembrá-lo de fazer alguma atividade ou comer, por exemplo. Ele está disponível para Android e iOS.

Plant Nanny

O Plant Nanny tem o mesmo objetivo de cuidar da saúde do usuário, mas com uma proposta diferente. O app funciona como um game, em que o jogador deve anotar os copos d’água que bebeu para molhar uma planta e fazê-la crescer. Existe uma quantidade certa de água necessária para ingerir para que a plantinha se desenvolva e você possa avançar no jogo.

Cuide da plantinha e da sua saúde em Plant Nanny (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Sem dúvida, esta é uma ótima forma de prender a atenção do usuário, para que ele beba a quantidade correta todos os dias. O aplicativo tem uma interface lúdica e é muito fácil de usar. Uma pena que, desta lista, ele é o único que não tem uma versão em português. O software é gratuito e está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

GlicoCare

O GlicoCare tem uma proposta um pouco diferente. O objetivo deste é ajudar os usuários que são diabéticos a controlar a sua ingestão de açúcar. Ele funciona como muitos dos apps desta lista, mas ao inserir a refeição que acabou de fazer, o usuário está dando informações para o app contabilizar a ingestão diária de carboidratos, calorias e fazer uma estimativa da glicemia do paciente.

App muito competente, mas com visual ultrapassado (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Para o que se propõe, o app é realmente completo. Mas peca na usabilidade, pois é de difícil navegação e tem visual muito ultrapassado. Mesmo no Android, ele tem a interface similar aos primeiros programas criados para o iPhone, por volta de 2008 ou 2009. O app está disponível para Android e iOS.

S Health

O S Health é um aplicativo da Samsung para controle pessoal da saúde, que não está restrito apenas aos seus próprios smartphones. O foco deste programa é o monitoramento da prática de exercício físicos, como contador de passos e corridas, mas ele também tem espaço para o controle da alimentação diária.

Aplicativo completo e com ótimo design (Foto: Reprodução/Pedro Cardoso)

Apesar de ter muitas funções e dados, tudo fica muito bem organizado, pois o usuário consegue controlar exatamente quais informações quer que apareça na tela principal do app. Ele tem um design agradável e uma usabilidade muito intuitiva. Sem dúvida, um dos melhores apps da categoria.

Outro destaque deste aplicativo é a ferramenta que compara o seu desempenho aos de seus amigos. Por meio dela, é possível adicionar um contato, criar um desafio e ver quem consegue atingir a meta primeiro. Para isso, é necessário entrar com um perfil da Samsung. O aplicativo está disponível somente para Android.

Seu celular está abrindo os aplicativos sozinho? Veja como resolver no Fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.