A GoPro Hero5 Black e a Xiaomi Yi 4K são câmeras de ação com resolução 4K que estão há algum tempo no mercado e já contam com modelos mais recentes, a Hero6 Black e a Yi 4K+ (Plus). Embora apresentem a mesma resolução máxima para vídeo, os dois aparelhos possuem especificações e preços bem diferentes.

A seguir, você confere o comparativo de ficha técnica entre a Hero5 Black e a rival da marca chinesa. Descubra qual das duas opções pode atender melhor às suas necessidades.

Qualidade de imagem e som

Em termos de qualidade de imagem, o usuário pode esperar performance equivalente entre as duas câmeras. Ambas apresentam sensor de 12 megapixels e são capazes de captar vídeo em resolução 4K a uma taxa máxima de 30 quadros por segundo.

Entretanto, a câmera da Xiaomi chama atenção por conta da presença de um recurso que mantém o autofoco calibrado durante a gravação de vídeos. A função corrige em tempo real a precisão do foco e pode resultar em vídeos com pegada mais profissional.

Ao contrário da Hero4 Black, a Hero5 é à prova d'água sem a necessidade de cases (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Embora nenhuma delas tenha suporte ao HDR, a Hero5 Black conta com o WDR, função que pode tornar as imagens reproduzidas pela câmera mais atraentes e com cores mais intensas.

Em termos de áudio, as duas câmeras oferecem microfone estéreo embutido. Entretanto, a GoPro apresenta um recurso de redução do efeito do vento na captura do áudio, que pode resultar em gravações m

... ais naturais mesmo com ruídos externos.

Estabilização

Recurso de estabilização usado pela Xiaomi pode não ser tão preciso quanto o aplicado pela GoPro (Foto: Divulgação/Yi)

A capacidade de eliminar tremidas durante a gravação de um vídeo é uma função crucial para câmeras de ação. Tanto a Hero5 Black como a Yi 4K oferecem esse tipo de recurso.

Entretanto, a Hero5 Black tem uma vantagem: o sistema de estabilização é ótico, que contrabalança a lente nos movimentos bruscos da sua mão, reduzindo as tremidas no vídeo. No nosso review, a técnica usada pela GoPro na Hero5 Black rendeu elogios.

Na câmera da Xiaomi, o efeito é obtido por meio da ação de software, que, embora funcional, será sempre menos preciso do que a estabilização ótica.

Recursos extras

Hero5 Black é à prova d'água (Foto: Luana Marfin/TechTudo)

A GoPro Hero5 Black é mais equipada em relação aos recursos extras. A Hero5 tem acesso à interface de controle por voz, GPS e é naturalmente protegida contra a infiltração de água em baixas profundidades (até 10 metros).

A Xiaomi não oferece recursos de controle via voz, limitando a interação com a câmera à interface gráfica disponível na tela touch de duas polegadas, também presente na Hero5. Sem GPS, a câmera chinesa também não permite o uso de geoposicionamento na hora de aplicar metadados às fotografias.

Em termos de proteção contra a água, a Yi 4K depende do uso de um case específico para esse fim. Ambas empatam no quesito conectividade: Bluetooth e Wi-Fi estão presentes nos dois modelos. No entanto, a Hero5 Black é mais conveniente por conta da saída HDMI, inexistente na Xiaomi.

Com relação a armazenamento, as duas câmeras dependem de cartões de memória microSD para guardar os arquivos.

Bateria

Extremamente compactas, nenhuma das duas conta com uma bateria enorme, mas a Xiaomi Yi 4K sai na frente com um componente de maior capacidade. A Yi 4K tem 1.400 mAh e deve operar por duas horas com uma carga completa.

A Hero5 Black tem 1.220 mAh e, nas contas da GoPro, resiste por 1 hora e 40 minutos entre recargas.

Suporte e garantia

A GoPro tem presença oficial no mercado brasileiro, o que significa que produtos da marca são vendidos com garantia e suporte técnico no mercado nacional. Em caso de problemas, o consumidor pode recorrer ao pós-venda da GoPro para ter acesso ao serviço de garantia, que se estende por 12 meses contra defeitos de fabricação.

Ausente do mercado brasileiro, a Xiaomi não comercializa seus produtos em caráter oficial por aqui. Isso significa que comprar uma câmera Yi 4K só é possível via importadores. Portanto, você corre o risco de arcar com prejuízo em caso de problema.

Preço e disponibilidade

Câmera da Xiaomi não é vendida oficialmente no Brasil (Foto: Divulgação/Xiaomi)

A câmera da GoPro é encontrada com facilidade no Brasil a um preço na casa dos R$ 1.950. Por outro lado, a Xiaomi, que não está presente oficialmente nas prateleiras do varejo nacional, tem preço bem mais baixo, na casa dos R$ 1.100.

Custo-benefício

Em termos práticos, as duas câmeras são muito semelhantes. No entanto, há alguns pontos que precisam ser observados para uma compra mais segura. A Hero5 Black conta com mais recursos, com destaque para o controle por voz e a resistência à infiltração de água.

Além disso, vendida oficialmente no mercado brasileiro, ela está coberta por garantia e assistência técnica especializada. Mais difundida, a GoPro também conta com um conjunto de acessórios maior do que a câmera da Xiaomi.

O ponto negativo da Hero5 acaba mesmo sendo o preço. Muito mais em conta, a Xiaomi oferece vídeo em 4K com boa qualidade de imagem e pode ser uma ótima escolha para quem quer gastar menos e prevê um uso mais casual da câmera, em que riscos de afundamentos e imagens tremidas demais não estejam na ordem do dia.

Qual é o melhor drone para comprar no Brasil? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.