A novela das baterias em iPhones antigos continua a render dor de cabeça para a Apple. A maior empresa de tecnologia do planeta estuda devolver o dinheiro de clientes que fizeram a troca do componente e pagaram, na ocasião, o preço cheio pelo serviço. Desde janeiro, a companhia oferece desconto na substituição da bateria.
De acordo com o portal americano Recode, o assunto chegou ao poder público nos Estados Unidos. O senador republicano John Thune questionou a empresa sobre o que aconteceria com os usuários nesta situação. A resposta, vinda diretamente da vice-presidente para políticas públicas, Cynthia Hogan, foi a seguinte: “Sim, nós estamos explorando isso e vamos atualizá-lo adequadamente”.
Caso a matriz da Apple nos Estados Unidos opte por devolver o dinheiro dos consumidores, é esperado que a conduta também seja adotada por aqui. O governo norte-americano iniciou, há uma semana, as investigações sobre o caso.
O pedido de desculpas da Apple foi feito após semanas de especulações sobre a suposta prática de obsolescência programada. A empresa explicou que o sistema do iPhone, o iOS, recebeu uma instrução para reduzir a velocidade de processamento de dados quando a bateria chegar a um nível considerado problemático. Ainda segundo a marca, a medida foi adotada para proteger os usuários e evitar reinicializações inesperadas do telefone.
Todas as baterias de smartphones passam pelo envelhecimento químico, o que reduz sua capacidade de prover energia para o restante do aparelho. No entanto, somente a Apple veio a público para confirmar a limitação de desempenho.
Consumidores com celulares antigos disseram ao TechTudo que a experiência de substituição de bateria foi positiva. De acordo com eles, o procedimento fez com que o produto retornasse à performance original. No Brasil, o desconto oferecido pela Apple chegou a R$ 300. Com isso, a substituição de bateria sai a R$ 149 até o fim de 2018.
A situação da empresa ganhou traços mais dramáticos quando a Apple Brasil anunciou o ingresso do iPhone 5C na lista de telefones elegíveis para a oferta. Posteriormente, consumidores começaram a se queixar da marca, pois lojas próprias e assistências técnicas não praticaram o preço mais baixo. Procurado pelo TechTudo há duas semanas, o escritório nacional não voltou a se manifestar sobre o tema.
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