O Facebook anunciou nesta quarta-feira (18) o teste do Gaming Creator Pilot Program no Brasil. A iniciativa pretende ajudar gamers que transmitem vídeos ao vivo na rede social a fortalecerem a comunidade de fãs. O programa prevê uma série de novidades para quem faz streaming de games, como o desenvolvimento de ferramentas inéditas e um novo tipo de monetização, que permite aos espectadores fazerem doações direto para o streamer.
O Brasil é segundo país a receber o programa de apoio aos gamers do Facebook. O Gaming Creator Pilot Program foi lançado no início do ano nos Estados Unidos.
O Gaming Creator Pilot Program vai estar disponível inicialmente apenas para um número limitado de participantes selecionados pelo Facebook. Entre os nomes escolhidos pela rede social estão gamers famosos, como Willian “gORDOx” Lemos, Lipao Gamer e Nicole Diretora. Quem quiser se candidatar precisará fazer um cadastro na página do projeto (facebook.com/creators/join).
O objetivo do programa é ajudar no desenvolvimento da comunidade e no engajamento dos espectadores. A ideia é que, com base no feedback dos participantes do projeto piloto, o Facebook produza novas ferramentas para auxiliar no crescimento da base de fãs. Além disso, a rede social pretende criar novas formas de monetização para as lives de games transmitidas no Facebook.
Uma delas é uma forma de pagamento feita pelos fãs direto pela Live, iniciativa que outras plataformas focadas em gamers (como a Twitch, por exemplo) já trazem há algum tempo. Desta maneira, a doação não precisaria de um serviço de terceiro, como o Patreon ou o Padrim. O Facebook também promete melhorar a qualidade da transmissão para os participantes do programa, ao permitir que os vídeos sejam reproduzidos com resolução 1.080p a 60 fps.
De acordo com a rede social, mais de 800 milhões de pessoas ao redor do mundo transmitem jogos pelo Facebook Live. Os vídeos ao vivo recebem quase seis vezes mais interação do que outros tipos de conteúdos postados no site.
Nos últimos meses, o Facebook tem se empenhado para torna-se mais atrativo aos criadores de conteúdo. Além de lançar o Creators, um app com funções exclusivas para esse público, a rede social também tem colocado em prática algumas formas dos digital influencers conseguirem levantar dinheiro por meio de publicidade. Em março, a rede social anunciou o teste de uma espécie de assinatura paga por fãs.
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