O Facebook tem um recurso que permite avaliar os anunciantes da rede social. O objetivo da nova função é identificar insatisfações comuns. “Conversamos com pessoas que compraram de anunciantes do Facebook, e as duas maiores frustrações que ouvimos foram que elas não gostam de anúncios que mencionam tempos de envio imprecisos ou que deturpam produtos”, explica uma publicação no blog oficial da rede.

A nova ferramenta já está disponível em todo o mundo, na área de “Atividades de anúncio recente”, que reúne as últimas propagandas com as quais a pessoas interagiu de alguma forma. Caso tenha consumido produto ou serviço de uma dessas marcas, é possível compartilhar como foi a experiência através de um breve questionário com respostas de múltipla escolha e, se quiser, dar uma opinião por extenso.

As empresas que atingirem um volume muito alto de comentários negativos irão receber as críticas dos compradores para que possam avaliá-las e implementar as devidas melhorias. Caso isso não ocorra, a quantidade de anúncios dessa companhia na plataforma será reduzida e, se as reclamações continuarem, o anunciante poderá até mesmo ser banido.

Confira a seguir como usar a ferramenta de feedback no computador e do aplicativo para celular do Facebook. Lembre-se que os usuários devem avaliar somente empresas com que tiveram experiência de compras ou consumo de serviços.

No computador

Passo 1. Acesse o Facebook como faz habitualmente e, na coluna do lado esquerdo, selecione “Ver mais”;

Clique em "Ver mais" no Facebook (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 2. Nov

... os itens surgirão na coluna. Escolha a opção “Atividade de anúnc.”;

Acesse a página de atividades de anúncio do Facebook (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 3. Na página de “Atividades de anúncios recentes”, ficam disponíveis os últimos anúncios com os quais o usuário interagiu de alguma forma, seja clicando, comentando ou reagindo. Pressione a opção “Deixar comentário” para avaliar o serviço do anunciante;

Clique na opção "Deixar comentários" do Facebook (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 4. Em seguida, selecione uma das opções sugeridas de nível de satisfação;

Escolha uma das opções apresentadas pelo Facebook (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 5. Em seguida, uma caixa com itens para avaliação surgirá. Clique sobre aquela que reflita sua opinião e clique em “Continuar” para prosseguir. Caso a questão não tenha a ver com a sua experiência com a marca, vá em “Pular pergunta”. É possível que surja mais de uma pergunta e, caso aconteça, basta repetir o processo.

Responda às perguntas feitas pelo Facebook (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 6. Por fim, o Facebook solicitará que faça um comentário por escrito, explicando melhor o porquê da opinião. Escreva na caixa de texto e, quando terminado, confirme em “Enviar”.

Conclua o processo de avaliação de serviços no Facebook (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Pelo app no celular

Passo 1. Abra o app do Facebook como habitualmente e toque sobre o ícone representado por três linhas horizontais, no canto superior direito. No menu que abrir, vá em “Ver mais”;

Vá em "Ver mais" do menu do Facebook (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 2. Agora, selecione a opção “Atividades de anúncio recente”. Na tela que abrir, serão exibidos os últimos anúncios com os quais interagiu. Logo abaixo de cada um deles, haverá a pergunta “Qual seu grau de satisfação com xxxxxx?”, seguido de três carinhas. Toque sobre aquela que representa a sua experiência;

Clique em uma das opções de carinhas no Facebook (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Passo 3. Em seguida, surgirá uma ou algumas perguntas acerca da sua experiência com a marca. Toque sobre a resposta correspondente ou em “Pular”, caso não saiba ou não queira responder. Ao final, a rede social solicitará um relato por escrito, contando como foi a interação com o anunciante. Depois de redigir (o que não é obrigatório, o usuário pode deixar a caixa de texto vazia), basta clicar em “Enviar” para concluir o processo de avaliação.

Conclua o processo de avaliação de serviços através do Facebook (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

Via Facebook

Qual emoji falta no seu teclado do WhatsApp ou Facebook? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.