O servidor DNS do Google está fora do ar e enfrenta problemas na tarde desta segunda-feira (03). De acordo com relatos de usuários, a ferramenta não está funcionando e, por conta disso, diversas páginas da web não carregam. A falha começou por volta das 15h e afetou vários sites terminados em .com.br, levando algumas pessoas a pensarem que se tratava de um problema geral na Internet. Em alguns casos, o computador exibe uma mensagem de erro, como "DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN" ou "Talvez o servidor DNS esteja indisponível". Vale lembrar que a tecnologia é responsável por converter nomes de domínio em endereços IP, permitindo que o navegador carregue recursos da Internet.

O TechTudo entrou em contato com a assessoria do Google no Brasil para saber sobre o status do DNS do Google, mas ainda não teve retorno. Por enquanto, a alternativa para acessar os sites que não estão carregando é trocar para outro servidor DNS, como o da Cloudflare ou o da IBM.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O DNS é uma ferramenta que funciona em background toda vez que uma pessoa tenta acessar um site pela primeira vez. Assim, o computador ou celular entra em contato com o servidor DNS para saber qual o endereço de IP correspondente ao endereço requisitado. Quando um servidor DNS não responde ou está indisponível, ele impede que o usuário abra determinados sites, o que está acontecendo nesta segunda-feira.

Normalmente, as pessoas utilizam o DNS disponibilizado por seu fornecedor de Internet. No entanto, é possível mudar esse ajuste padrão por meio das configurações do dispositivo. Essa alteração costuma ser feita com o objetivo de reduzir o tempo de resposta e carregamento de um site, consequentemente, acelerando a navegação. Existem diversas alternativas gratuitas de DNS, como Cloudflare, OpenDNS e Quad9, além da ferramenta do próprio Google.

Muitos usuários chegaram a pensar que a falha se tratava de algum problema geral na Internet. No Google Trends, que acompanha as buscas na web, houve um crescimento para as pesquisas relacionadas ao erro no DNS na última hora. Termos como "sites fora do ar", "Internet fora do ar", "DNS Google fora do ar" e "problemas DNS Google" tiveram um aumento nas buscas recentes. Além disso, algumas plataformas, como Mercado Livre, Amazon e Locaweb, chegaram a aparecer como se estivessem fora do ar no Downdetector, ferramenta que monitora o funcionamento de sites.

Pelo Twitter, diversos usuários

... reclamaram de problemas no DNS do Google. A maioria dos relatos fala de erros para abrir determinados sites. Alguns chegam a citar falhas em outros servidores, como o OpenDNS, mas o TechTudo não conseguiu reproduzir o erro. Confira:

Veja também: Saiba como navegar na Internet de modo anônimo ou sem deixar rastros

Problemas para instalar o Chrome? Veja como resolver no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.