As reclamações sobre a banda larga da Claro aumentaram 90% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o segundo semestre de 2019. Foi o acréscimo mais expressivo do relatório periódico da Anatel. Como um todo, o serviço de internet fixa teve alta de queixas da ordem de 40%. O órgão afirma que o movimento está relacionado com a adoção do home office em meio à pandemia do novo coronavírus.
O documento também trouxe avaliações dos serviços de telefonia celular no pós-pago e pré-pago, telefone fixo e TV por assinatura. As queixas foram medidas por meio do índice de reclamações (IR) a cada mil assinantes. Quanto maior a pontuação, pior o desempenho da prestadora.
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Na categoria de banda larga fixa, a Claro teve mais de 131 mil casos documentados no primeiro semestre de 2020 contra 69 mil no semestre anterior, representando um IR de 8,89. As reclamações se relacionavam principalmente à qualidade do serviço no mês de março, período em que muitas pessoas começaram a trabalhar de casa.
Os clientes insatisfeitos criticaram a lentidão da velocidade e redução da conexão como o maior problema. A falta de conexão de dados e as cobranças que não faziam jus aos planos contratados também foram alvos de reclamações por parte dos consumidores.
Dentre as quatro operadoras mais conhecidas, a Claro ficou no topo com um aumento de 90%, seguida pela TIM (33%), Vivo (10%) e Oi (5,3%). Nenhuma delas registrou queda nesta categoria.
Em segundo lugar, o serviço de telefonia pré-pago apresentou 228 mil queixas de insatisfação. As reclamações da categoria representaram aumento de 20% em relação ao semestre anterior e as principais queixas foram bloqueio, suspensão e cancelamento indevidos do serviço.
As operadoras de telefonia também registram aumento nas reclamações no serviço pré-pago. A Claro novamente liderou o ranking, marcando 48%, seguida pela Vivo (18%), TIM (16%) e Oi (3,3%).
Já os demais serviços tiveram queda no volume de queixas. Ainda assim, a modalidade de pós-pago foi a categoria que apresentou o maior número de reclamações com mais de 497 mil casos. No entanto, o índice foi menor que o primeiro e o segundo semestre de 2019.
Os serviços
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