Um terço de todas as compras online de clientes do Nubank são feitas com o cartão virtual. Usar cartão de crédito, especialmente na versão virtual, é visto por especialistas como mais seguro para compras via internet, pois facilita o estorno e dificulta fraudes. O dado está presente no último relatório Data Nubank, divulgado pela fintech na segunda-feira (16), às vésperas da Black Friday. O evento ocorre no dia 27 de novembro, mas o consumidor desde já pesquisa preços em busca das melhores promoções antecipadas, inclusive no e-commerce.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O cartão virtual é um recurso oferecido pelos principais bancos e surge como proteção contra golpes comuns na Black Frida. Ao digitar o número temporário no ato do pagamento, o consumidor fica seguro de que a loja não terá acesso aos dados reais do plástico. Em caso de fraude, o usuário pode rapidamente cancelar o cartão virtual e evitar uma cobrança indevida. Além disso, um valor suspeito na fatura pode ter a origem mais facilmente ser identificada pela numeração diferenciada do cartão.

De acordo com o levantamento do Nubank, o uso de cartão virtual em compras online avançou de 29,8%, em fevereiro, para 35,7%, em agosto, data em que os últimos dados foram coletados. O uso do cartão virtual vem crescendo, enquanto o físico vem caindo. Desde junho, o uso de cartão consultado via aplicativo já passa de um terço dos gastos com o cartão convencional em compras online.

O movimento vem na esteira de um aumento geral no uso de cartão de crédito para compras via Internet, cujo pico costuma ocorrer sempre no período da Black Friday. Os tipos de produtos buscados, porém, têm mudado. Gastos com viagem e lazer, por exemplo, vem sendo substituídos por serviços, como streaming, além de eletrônicos e delivery de restaurantes. A mudança ocorreu em meio ao cenário de pandemia.

Brasileiros aumentam compras online, mas gastam menos

O relatório mostra que as compras online aceleraram no Brasil durante a pandemia e alcançaram volume de gastos esperados apenas para 2023. Ao mesmo tempo, o ritmo de compras presenciais diminuíram. Dessa maneira, os dados sugerem que a Black Friday 2020 pode ter aumento em compras via Internet, e percentual ainda mais alto de uso de cartão, inclusive do virtual.

Apesar da maior digitalização, o brasileiro vem gastando menos no cartã

... o de crédito desde que a pandemia começou. O Nubank também vê um maior uso da função Guardar Dinheiro, que faz o saldo render enquanto está parado. Segundo o levantamento, por outro lado, quem decide comprar acaba gastando mais, o que indica que o brasileiro pode estar decidindo acumular mais itens na cesta para adquirir tudo de uma só vez.

Como saber se promoção da Black Friday compensa? Veja dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.