Após o golpe que usa contas 'oficiais' do Facebook para roubar dados, mais um malware foi encontrado na rede social. Dessa vez, o mesmo perfil, ou outro que também se diz oficial, tem como alvo os usuários do Facebook for Business. As iscas são mensagens alertando que a sua conta será apagada.

Facebook inclui GIF como formato aceito oficialmente; veja seis dicas

Página verdadeira do Faceboor for Business (Foto: Reprodução/Facebook)

De acordo com Jovi Umawing, pesquisadora e analista de inteligência do Malwarebytes, o golpe envia mensagens como “Sua conta será deletada” ou “Sua conta será banida” e pede para que preencham um formulário para evitar que isso aconteça. Uma das mensagens contém a URL "b[DOT]tt/dNfzUHBl?Confirmation_identity" e é direcionada para uma página no Dropbox. O acesso a ela foi restringido.

Observe o ícone azul de conta verificada (?) ao lado do nome da página, criado pelos golpistas como tentativa de dar credibilidade. Fique atento. De fato existe uma página do Facebook for Business, mas ela não possui nenhum formulário para ser preenchido, então fique de olho se isso acontecer com você. Além disso, a página verdadeira abre com a interface oficial da rede criada por Mark Zuckerberg.

Formulário falso é usado para roubar dados do usuário (Foto: Reprodução/Malwarebytes)

Ao completar o formulário falso, o usuário dono de uma página de negócio local é redirecionado para um site de agradecimento pelo contato com o aviso de que receberá um e-mail em breve. De acordo com estatísticas recentes, mais

... de 30 milhões de empresas já possuem ao menos uma página no Facebook. Sendo assim, é fácil perceber porque o novo golpe é direcionado a elas dessa vez.

Embora não seja possível divulgar com precisão o número de vítimas que caíram neste golpe ou se houve um alvo específico, é recomendado que todos que possuam páginas  sejam cautelosos.

Via Malwarebytes

Qual sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.