O Ibis Paint X é um editor de imagem para celular completo. O app trabalha com camadas e possui uma enorme quantidade de recursos, permitindo fazer e editar desenhos diretamente do smartphone. Com download disponível para Android e iPhone (iOS), o Ibis Paint X é grátis para baixar e usar, embora alguns filtros sejam bloqueados na versão gratuita.

Apesar de ser pensado para criações do zero, o Ibis Paint X também pode ser usado para fazer retoques avançados em fotos e pintar desenhos no celular. Abaixo, apresentamos as principais funções da plataforma, e como encontrá-las. Confira e saiba como usar o Ibis Paint X a seguir.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Ferramenta de desenho

É possível fazer desenhos no Ibis Paint X usando a ferramenta de formas geométricas. Toque no ícone de mão, no canto superior direito, e então selecione a forma desejada na seção "Ferramenta de desenho". Para inserir uma forma já pintada, ative a chave "Preencher" e escolha a cor de sua preferência. Com a ferramenta já selecionada, você pode ainda escolher se deseja aplicar borda, qual a espessura e nível de opacidade ou transparência dela.

Régua e simetria

A ferramenta de régua permite criar linhas retas em qualquer sentido. Para usá-la, toque no ícone de régua, no canto superior direito, e então escolha a Régua Reta. A área de desenho ficará pautada. Basta arrastar o dedo para desenhar a reta do tamanho que desejar.

A ferramenta de simetria, que está alocada no mesmo menu da régua, faz com que qualquer imagem que você desenhe de um lado da tela apareça espelhada do outro. Selecione a primeira opção do menu "Régua de simetria" e faça o desenho desejado.

Usar texturas

O Ibis conta com grande variedade de padrões e texturas para preencher formas, planos de fundo e outros elementos do desenho. Elas ficam no menu "Materiais", acessado a partir do último ícone da barra superior direita. Toque ali e, na aba "Tudo", selecione o tipo de textura desejada (como padrões de roupas, motivos japoneses etc).

Serão abertas todas as opções presentes na categoria. Uma vez selecionada a textura, você ainda pode redimensioná-la, mudar a perspectiva, rotacionar e fazer outros ajustes na forma. Para aplicar, toque no botão de check verde.

Diferentes tipos de borracha

Você pode apagar um desenho ou textura com diferentes tipos de borracha, o que amplia as possibilidades criativas. Para isso, o primeiro passo é tocar no segundo ícone do menu de ferramentas principal e selecionar a borracha. Depois, você pode selecionar o padrão de apagamento e fazer ajustes na espessura e na opacidade da borracha.

Quando estiver tudo configurado como você deseja, passe o dedo pelas áreas que quer apagar. Assim, você pode mesmo criar desenhos usando a ferramenta de borracha do Ibis Paint X.

Pincéis e desfoque

Usando a ferramenta de pincel, você pode desenhar à mão livre no Ibis Paint X. Dê um toque no segundo ícone do menu de ferramentas principal, mas, desta vez, selecione o pincel. Defina o tipo de traço, cor, espessura e opacidade do pincel. Depois basta tocar na parte de fora e desenhar deslizando o dedo sobre a área de trabalho.

A ferramenta de desfoque fica no mesmo menu e é representada por um ícone de gota. Após selecioná-la, defina a espessura do pincel, a pressão e outros aspectos do desfoque. Daí basta ir à tela de desenho e passar sobre a área que deseja deixar enevoada.

Usar filtros de cor

Outro recurso

... interessante do Ibis Paint X são os filtros. Para encontrar as opções do app, expanda as opções do menu de ferramentas destacado e toque em "FX". Os filtros estão organizados por categorias, tais como estilo, desenho, ajustar cor e artístico. Entre em uma categoria e toque sobre os filtros para visualizar o efeito na imagem. Você também pode personalizar cada filtro alterando brilho, contraste etc.

Extrair desenho de linha

O Ibis Paint X possui um filtro chamado "Extrair desenho de linha", indicado para quando se está trabalhando com uma foto de desenhos de linhas. Ao fazer o upload de uma fotografia no app, a plataforma automaticamente perguntará se você quer aplicá-lo. Basta dar "OK" que a imagem será transformada pelo filtro, que retira a cor da foto.

Como fazer caricatura de desenho animado? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.