Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Windows 10, a versão mais recente do sistema operacional da Microsoft, permite o controle por meio de telas sensíveis ao toque (touch screen). O recurso, útil em algumas situações, não é uma unanimidade entre os usuários e pode ser desativado para evitar marcas de dedos na tela.  

Como reinstalar o Windows Media Player no Windows 7, 8 ou 10

O usuário pode escolher entre tocar na tela para interagir com o computador ou não. Escolhendo a opção negativa, evita-se o toque involuntário que pode ser registrado como comando, algo comum de acontecer em notebooks que oferecem telas touch.

Confira o passo a passo para desligar a tela sensível ao toque em computadores com o Windows 10.

Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)Desative o touchscreen do seu notebook com Windows 10 (Foto: Divulgação/Microsoft)

Passo 1. Acesse o Painel de Controle do Windows;

Para ter acesso às configurações, encontre o Painel de Controle (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Para ter acesso às configurações, encontre o Painel de Controle (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Caso não tenha um atalho definido para acessá-lo, a forma mais fácil de encontra-lo é utilizando a busca do Windows 10;

Passo 3. Com o painel aberto, acesse o grupo Hardware e Sons;

No Painel de Controle, acesse o grupo Hardware e Sons (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)No Painel de Controle, acesse o grupo Hardware e Sons (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. Em Dispositivos e Impressoras, normalmente exibido no topo, procure o Gerenciador de Dispositivos;

Em seguida, entre no Gerenciador de Dispositivos do Windows 10 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Em seguida, entre no Gerenciador de Dispositivos do Windows 10 (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 5. O Gerenciador de Dispositivos guarda informações sobre o hardware que compõe o seu computador. Dentre as opções exibidas, localize “Dispositivos de Interface Humana” e clique para mostrar os dispositivos instalados. O conteúdo da lista organizada sob "Dispositivos de Interface Humana" varia de computador para computador, não se preocupe se a sua for diferente da imagem;

Localize o grupo Dispositivos de Interface Humana e exiba a lista de dispositivos agrupados (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Localize o grupo Dispositivos de Interface Humana e exiba a lista de dispositivos agrupados (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 6. Na lista que será exibida, localize “Tela touch compatível com HID” e clique com o botão direito do mouse;

Encontre o dispositivo referente à tela sensível ao toque do seu computador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Encontre o dispositivo referente à tela sensível ao toque do seu computador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 7. Um conjunto de opções será exibido. Escolha “desativar”;

Ao clicar com o botão direito, tenha cuidado em não escolher desinstalar sem querer (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Ao clicar com o botão direito, tenha cuidado em não escolher "desinstalar" sem querer (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 8. O Windows 10 vai exibir uma mensagem pedindo para confirmar a desativação. Clique em “sim” e sua tela touch será desligada imediatamente;

Confirme a desativação para desligar a tela touch do seu computador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Confirme a desativação para desligar a tela touch do seu computador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 9. Depois de desativado, o dispositivo vai ganhar um ícone com uma seta para baixo. Isso significa que o procedimento deu certo.

Depois de desativado, o dispositivo vai ganhar um ícone com uma ceta para baixo. Isso confirma que o procedimento deu certo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)O procedimento deu certo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Para liga-la novamente, é só reverter o processo.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.