Pokémon Showdown é um jogo online e grátis criado por fãs que imita perfeitamente as batalhas que acontecem nos games da série para Game Boy e Nintendo DS. Ele é totalmente focado nas batalhas e tem os mesmos gráficos dos títulos portáteis mais atuais, incluindo as versões lançadas no Nintendo 3DS. Descubra como jogar Pokémon Showdown e veja algumas dicas para se dar bem com seus times:

Leia o review completo de Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire

Como jogar

O jogo está disponível online e de forma gratuita. Acesse a página de Pokémon Showdown no TechTudo e escolha sua versão – para Windows, Mac ou via acesso em navegadores, sem precisar instalar nada. O tutorial abaixo funciona para todas as edições da mesma forma, com exceção de segmentos adicionais, como fóruns de usuários e Pokédex, que estão disponíveis apenas na página online do game.

Pokémon Showdown é jogo grátis e criado por fãs (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Pokémon Showdown é jogo grátis e criado por fãs (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Com o download realizado ou página acessada, clique em Play para jogar. Não é obrigatório ter cadastro, mas é recomendado caso você queira registrar times montados, usar servidores personalizados e, claro, manter o registro de batalhas, para saber onde errou ou acertou. O cadastro é simples: basta escolher um apelido e definir sua senha própria.

Criando um time

Pokémon Showdown te permite criar times de Pokémon para batalhar online. Se quiser um embate rápido, clique na opção “Battle Find a Random Opponent” (Batalha, encontre um oponente aleatório), também com a opção “Random Team” (Time aleatório) marcada. Assim você entrará na primeira batalha disponível, com uma equipe qualquer de Pokémon.

Opção de batalha aleatória em Pokémo Showdown (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Opção de batalha aleatória em Pokémon Showdown (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Contudo, se deseja personalizar sua equipe, vá no botão “Teambuilder” (Construtor de equipes), para começar a tarefa. Lá dentro, escolha a opção “New Team” (Nova equipe), e em seguida “Add Pokémon” (Adicionar Pokémon), para começar a selecionar os monstrinhos de bolso que quer em seu time.

A lista completa de criaturas será mostrada a seguir. É possível descer a barra de rolagem e verificar, um por um, os nomes e principais características de cada um deles. Se preferir, use o campo de busca para encontrar um específico, como Charmander, Bulbasaur, Pikachu, Kadabra ou Psyduck, só para citar alguns exemplos.

Criando seu time em Pokémon Showdown (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Criando seu time em Pokémon Showdown (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Depois que clicar em um dos Pokémon, será possível definir seus golpes. Em “Moves” (Ataques) o jogador tem quatro espaços livres para escolher cada um. Clicando neles será possível conferir a lista com todos os golpes disponíveis, com direito a descrição e efeito – apenas em inglês. No campo “Item” o jogador escolhe quais itens aquele Pokémon vai segurar durante a batalha, o que pode dar cura, proteção extra, ataques mais

... poderosos e por aí vai, os efeitos variam bastante.
Configurando o monstrinho em Pokémon Showdown (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Configurando o monstrinho em Pokémon Showdown (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Importante: IVs e EVs

Durante a construção da equipe, dois fatores importantes e que podem influenciar no seu resultado da batalha são os IVs (Individual Values, ou Valores Individuais) e EVs (Effort Values, ou Valores de Esforço) de cada Pokémon. Esses status mais detalhados são novidades relativamente recentes nos jogos da série e que deixam o game ainda mais estratégico – existem desde os primeiros, mas só tiveram atenção especial em versões mais novas.

Não esqueça os IV e EV do Pokémon (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Não esqueça os IV e EV do Pokémon (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Basicamente, o IV é um valor que varia de 0 a 31 e que correspondem a atributos naturais do Pokémon, que são definidos quando ele nasce. Pokémon Showdown te deixa configurar isso na mão, mas justamente com o limite de 31. Cada ponto definido pode aumentar a possibilidade de ganhar mais benefícios nos status quando evoluir de nível. Recomenda-se deixar os IVs sempre no máximo, exceto para executar estratégias específicas.

Já o EV é um atributo que pode ser treinado. Em Pokémon Showdown cada criatura tem 508 pontos para serem distribuídos entre os campos de HP (Vida), Attack (Ataque), Defense (Defesa), SP Att (Ataque especial), SP Def (Defesa Especial) e Speed (Velocidade). Basta escolher quais atributos quer valorizar mais no seu Pokémon para distribuir os pontos adequadamente. Caso não saiba qual distribuição usar, o jogo te ajuda com uma build recomendada no campo "Suggested spread".

Quando acabar a construção do time, valide seus Pokémon (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Quando acabar a construção do time, valide seus Pokémons (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Quando terminar de construir toda a sua equipe, volte para a tela anterior, nomeie sua equipe no primeiro campo no topo da tela e clique no botão “Validate” (Validar). O campo “Format” (Formato) permite escolher em qual modalidade seu time será permitido jogar. Sempre que fizer qualquer alteração posterior a isso, lembre-se de clicar em “Validate” novamente.

Como batalhar

Para entrar nas batalhas, volte à tela inicial (Home) e selecione que tipo de batalha você deseja encarar no campo “Format” (Formato). A lista parece confusa, mas ela remete a dois fatores: o primeiro é a lista completa de todos passados da saga, como Black, White, X, Y, Blue, Red, Ruby, Saphire, etc.

Também há batalhas em dupla (Doubles), campeonatos, e aleatórias. O mais adequado, para quem está começando, é ir na opção “Anything Goes” (Vale tudo), sem qualquer restrição. Há ainda a divisão pelos "tiers", que são as classificações de cada pokémon. Os mais fortes de todos – em geral lendários como o Arceus – só podem ser usados no tier Uber, por exemplo. Vale checar a lista de pokémons em cada tier dentro do jogo.

As opções de batalha em cada segmento de Pokémon Showdown (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)As opções de batalha em cada segmento de Pokémon Showdown (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Opção escolhida, selecione sua equipe em “Team” e depois clique em “Battle” (Batalhar). Lembre-se que você pode ter vários times criados, então é indicado que perca algum tempo na construção de equipes, para se valer de aproveitar todos os formatos disponíveis no game. Em seguida, o jogo vai encontrar um oponente aleatório e a batalha vai se iniciar.

No início da batalha, é preciso escolher a ordem em que seus Pokémon vão entrar em campo, sempre definindo o líder primeiro. Aqui as coisas funcionam exatamente como as edições de portáteis da série – ou seja, é preciso definir seu golpe para atacar, trocar de Pokémon se for necessário durante o combate com o comando “Switch” e seguir até a vitória ou derrota.

Exemplo de batalha em Pokémon Showdown (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Exemplo de batalha em Pokémon Showdown (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Note que, ao lado direito da batalha, os dois jogadores contam com um histórico de mensagens. Ali você pode conferir os efeitos de cada golpe, o histórico de tudo que foi feito na batalha e também enviar mensagens personalizadas para seu oponente, como forma de provocação ou até mesmo para pedir algum favor, como aguardar alguns segundos até que decida seu ataque. Mas lembre-se que há um limite para definir as ações, que geralmente é de 150 segundos.

Outros campos

No menu principal do jogo há outros campos interessantes e que fornecem informações importantes. O primeiro deles é o “Ladder” (Ranking), que revela quem está na frente das batalhas em cada formato. Há ainda o “Watch a Battle” (Assistir uma batalha), que permite ao jogador acompanhar em tempo real uma outra batalha para aprender novas estratégias.

Menu inicial de Pokémon Showdown (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Menu inicial de Pokémon Showdown (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Por fim, em “Find a User” o jogador pode procurar um adversário em específico, um amigo, por exemplo, e desafiá-lo para a batalha. O menu principal é bem simples e tem opções diretas que facilitam a vida do jogador. Vale lembrar que é uma boa ideia verificar os fóruns oficiais do game e a Pokédex, com muitas informações sobre cada Pokémon.

Pokémon X & Y atendeu às suas expectativas? Comente no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.