Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Adicionar um HD SATA extra é uma boa solução para ganhar mais espaço para guardar arquivos no computador. A configuração é um caminho favorável para separar documentos, por exemplo, deixando um Disco Rígido para o sistema operacional e programas e outro apenas para arquivos pessoais. 

Como identificar uma placa de vídeo falsa e pedir o dinheiro de volta

No tutorial a seguir, confira como adicionar um HD extra no seu computador e garantir mais espaço para jogos, fotos e documentos. Também é possível armazenar outros sistemas operacionais no segundo disco.

HD: qual o melhor formato? (Foto: Divulgação/WD) (Foto: HD: qual o melhor formato? (Foto: Divulgação/WD))HD: qual o melhor formato? (Foto: Divulgação/WD)

Passo 1. Desligue o computador e desconecte todos os cabos para facilitar o manuseio do gabinete. Caso não queira, certifique-se de ter desligado pelo menos o cabo de força;

Desconecte os cabos do gabinete (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)Desconecte os cabos do gabinete (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)

Passo 2. Abra a lateral para ter acesso a parte interna do gabinete;

Tire os parafusos e remova a tampa lateral do gabinete (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)Tire os parafusos e remova a tampa lateral do gabinete (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)

Passo 3. Conecte o cabo de dados SATA em um dos plugs SATA da sua placa mãe. Estes cabos são indicados com os nomes “SATA 1, SATA 2, SATA 3 e SATA 4″. Dê preferência a plugs com numeração posterior ao do seu HD principal;

Conecte o cabo de dados SATA (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)Conecte o cabo de dados SATA (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)

Passo 4. Posicione o HD SATA em uma das baias do seu gabinete. Dê preferência para um local onde facilite a ventilação. Não o coloque, por exemplo, logo abaixo ou logo acima do HD principal para não haver acúmulo de calor gerado pelas duas unidades;

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Passo 5. Conecte os cabos de energia e dados no HD SATA extra. Caso o seu cabo de energia seja diferente, padrão IDE, pode ser necessário a troca da fonte ou a compra de um adaptador de força IDE para SATA;

Conecte os cabos no gabinete com a mesma orientação do anterior (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)Conecte os cabos no gabinete com a mesma orientação do anterior (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)

Passo 6. Feche o computador e conecte os cabos na parte traseira do gabinete. Ao ligar o PC novamente, pressione a tecla “DEL” ou a tecla que ativa o menu da BIOS durante a inicialização;

Entre na configuração da BIOS para ter certeza que o HD com o SO é que vai iniciar o sistema (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)Entre na configuração da BIOS para ter certeza que o HD com o SO é que vai iniciar o sistema (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Passo 7. Certifique-se de que o HD que irá iniciar o sistema operacional seja o HD que tenha o sistema operacional instalado.

Pronto, agora é só aproveitar o espaço extra. O novo HD também pode armazenar outros sistemas operacionais e programas.

Dicas para montar um PC Gamer: participe do Fórum do TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.