Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O Evernote Scannable é um aplicativo que permite usar a câmera do iPhone ou iPad para escanear documentos e enviar por e-mail, compartilhar nas redes sociais ou salvar na nuvem. Disponível apenas para iOS, o aplicativo é gratuito e possui total integração com o Evernote. Se você instalou o aplicativo para testar e não sabe como usá-lo, confira as dicas.

Aplicativos essenciais para novos usuários do iPhone e do iPad

Evernote scanning (Foto: Divulgação/Evernote scanning)Aplicativo permite usar a câmera do iPhone ou iPad para escanear documentos e enviar por e-mail (Foto: Divulgação/Evernote)

Passo 1. Acesse a loja de aplicativos do iOS e instale o Evernote Scannable. Ao executá-lo pela primeira vez, será necessário conceder acesso à câmera do aparelho. Para isso, toque em “OK”;

Permita que o aplicativo use a câmera do iPhone ou iPad (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Permita que o aplicativo use a câmera do iPhone ou iPad (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Para escanear uma página, basta enquadrá-la na tela. Faça isso várias vezes para escanear várias páginas de uma vez. Caso queira remover uma página, basta arrastá-la para cima;

Adicionando e removendo páginas do documento (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Adicionando e removendo páginas do documento (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Você pode chacoalhar o aparelho para desfazer a ação de apagar uma página. Se quiser excluir tudo, toque sobre o ícone da lixeira, no canto inferior esquerdo da tela – essa ação não poderá ser desfeita;

Desfazendo ação ou excluindo todas as páginas (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Desfazendo ação ou excluindo todas as páginas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Caso esteja com dificuldade para escanear uma página em modo automático, você pode ativar o modo manual. Para isso, basta tocar em “Manual”. Um botão de captura (círculo branco) aparecerá e você deverá pressioná-lo para escanear a folha;

Ativando modo manual de captura (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ativando modo manual de captura (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Após concluir a captura das páginas desejadas, toque sobre o ícone no canto inferior direito da tela. Agora, é possível ajustar os detalhes de cada folha. Toque sobre ela para visualizar as opções;

Ajustando página escaneada (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ajustando página escaneada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Você pode rotacionar a página ou ajustar as margens de uma folha. Para isso, toque sobre o primeiro ícone, “Cortar”, e faça o enquadramento da página. Em seguida, toque em “OK”, no canto superior direito da tela;

Melhorando o enquadramento da página (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Melhorando o enquadramento da página (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Para renomear o documento, toque sobre o texto “Documento do Scannable” e entre com o título desejado. Por fim, resta compartilhar o documento ou enviá-lo para a sua conta do Evernote. Para isso, toque sobre o botão verde;

Alterando nome do documento (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Alterando nome do documento (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Escolha como deseja enviar o documento escaneado. Você pode compartilhá-lo por e-mail, mensagem, exportar para o iCloud, salvar no rolo da câmera, postar no Facebook, Twitter, etc – para isso, toque em “Mais…”. Para enviar o documento para o Evernote, toque sobre o nome do aplicativo e faça login em sua conta.

Usuário pode salvar ou compartilhar o documento (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Usuário pode salvar ou compartilhar o documento (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Com o Evernote Scannable, você poderá digitalizar praticamente todo documento e salvar na nuvem ou compartilhar com seus amigos por e-mail ou redes sociais.

Quem sempre usou iOS vai estranhar Android? Opine no Fórum do TechTudo. 

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.