Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Para formatar um dispositivo de armazenamento que funcione no Windows e no Mac OS X, é necessário utilizar sistema de arquivos que seja compatível para ambos. Nesse caso, a melhor opção é utilizar o ExFat. Pois além de compatível, é um formato sem restrições de tamanho de arquivo.

Como formatar um disco de HD externo no Mac OS X

Veja em nosso tutorial o passo a passo da formatação de um HD, a partir de um Mac, que será utilizado nos dois sistemas operacionais. O mesmo processo pode ser usado para formatar pendrives e cartões de memórias.Lembrando que: a formatação apaga todo o conteúdo do dispositivo. Portanto, se você tem algum dado que não queira perder, faça um backup antes do  procedimento.

format_mac_win_00Formate seu HD para usar em Windows e Mac (Foto: Divulgação/Toshiba)

Passo 1. Após conectar o HD externo, é necessário formatá-lo no padrão de sistema de arquivos correto. Para isso usaremos o “Utilitário de Disco”. Para acessá-lo, basta clicar em “Finder”, depois em “aplicativos”, em seguida “Utilitários” e “Utilitário de Disco”;

format_mac_win_01Acessando o Utilitário de Disco pelo Finder (Foto: Reprodução/Diego Abreu)

Passo 2. Selecione o seu HD externo e clique na opção “Apagar”;

format_mac_win_02Selecione seu HD externo e clique em “Apagar” (Foto: Reprodução/Diego Abreu)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Passo 3. Renomeie seu HD externo como preferir. Em “Formato”, selecione a opção “ExFAT”. Cuidado para não selecionar a opção “FAT”, pois ela é limitada e suporta apenas arquivos menores que 4 GB. No “Esquema”, coloque em “Mapa de Partição GUID”. Feito isso, Clique em “Apagar”.

format_mac_win_03Selecione as opções de formatação para o sistema de arquivos ExFAT (Foto: Reprodução/Diego Abreu)

Ao terminar o processo de formatação, seu HD estará totalmente compatível e pronto para ser usado no Windows e no Mac.

format_mac_win_04Mesmo dispositivo sendo acessado no Mac e no Windows (Foto: Diego Abreu/TechTudo)

A formatação em ExFAT é uma ótima solução para a troca de arquivos entre Mac e Windows. É recomendada para HD’s novos ou que podem ser formatados sem risco de perder dados importantes.

Entretanto, se você possui um HD cheio de dados e que já esteja formatado em um formato pouco compatível como NTFS e OS X expandido, e queira acessá-lo por outro sistema, será necessário instalar alguns softwares. Como o MacDrive Standart para acessar discos em formato Mac no Windows. E o Tuxera que permite utilizar dispositivos NTFS no Mac.

Como recuperar dados de um HD externo danificado? Participe do Fórum do TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.