Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Os usuários do Android podem criar uma conta na Google Play Store para baixar aplicativos gratuitos e pagos no celular ou tablet. Estão disponíveis jogos, apps educativos, para assistir filmes e até melhorar o desempenho do dispositivo no dia a dia. Para acessar é bem simples, você pode usar o seu e-mail e senha tradicionais do Gmail, já que o Google tem um login único todos os serviços.

Se preferir, é possível criar outra conta para usar a Play Store e trocar de usuário de quando quiser. Essa dica é ideal para quem divide o celular com outra pessoa ou quer deixar uma conta separada para crianças baixarem na loja de aplicativos. Veja, no passo a passo a seguir, como criar sua conta da Play Store de diferentes maneiras.

Google Play Store permite compartilhar aplicativos e jogos sem pagar a mais

Veja como criar uma conta para usar o Google Play Store no celular ou tablet  (Foto: Divulgação/Google)Veja como criar uma conta para usar o Google Play Store no celular ou tablet (Foto: Divulgação/Google)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Adicionar sua conta já existente do Google à Play Store

Passo 1. Abra o aplicativo do Google Play Store no celular ou tablet com Android. Em seguida, adicione seu e-mail do Google (Gmail) e confirme em “Próxima”.

Abra o Google Play Store no celular e adicione sua conta Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Abra o Google Play Store no celular e adicione sua conta Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Adicione sua senha tradicional do e-mail do Google. Caso sua conta tenha verificação em duas etapas, aguarde o código por SMS e insira no campo indicado. Confirme em “Próxima” em ambas etapas.

Adicione sua senha da conta Google e confirme o código de verificação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione sua senha da conta Google e confirme o código de verificação (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Por fim, toque em “Aceitar” para concordar com os termos do Google. Na tela seguinte, você vai ter a opção de ativar o backup automático em nuvem, mantendo a chave em azul. Confirme em “Próximo”. A tela do Google Play Store será carregada no celular ou tablet pronta para baixar seus apps.

Concorde com os termos e acessa a Google Play Store no celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Concorde com os termos e acessa a Google Play Store no celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Não tem conta Google? Crie uma nova para acessar a Play Store

Passo 1. Caso você ainda não tenha uma conta Google é possível criar uma nova para abrir a loja de aplicativos, pelo celular ou tablet com o sistema Android. Para isso, abra a Play Store e toque em “Crie uma nova conta”, em azul.

Crie uma nova conta Google para usar a Play Store (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Crie uma nova conta Google para usar a Play Store (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Agora digite seu nome e sobrenome, confirmando no botão de “Próxima”. Adicione seus dados de nascimento e gênero. Toque novamente em “Próxima”.

Adicione suas informações pessoais na conta Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione suas informações pessoais na conta Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Crie um nome de usuário para usar na sua conta, que também vai servir como Gmail. Em seguida adicione uma senha pessoal, repetindo no segundo campo. Confirme “Próxima” no final de ambas etapas;

Crie seu nome de usuário na conta Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Crie seu nome de usuário na conta Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Digite seu número de celular (com DDD local na frente) e toque em “Próxima”. Em seguida será enviado via SMS um código de confirmação: basta adicionar no campo de texto e tocar novamente em “Próxima”.

Na conta Google, faça a verificação do celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Na conta Google, faça a verificação do celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Toque em “Concordo” para aceitar os termos da criação da nova conta Google. Em seguida, seu e-mail e senha novos serão mostrados na tela: confirme no botão “Próxima”. Agora basta acessar a Play Store para baixar seus Apps.

Concorde com os termos na conta Google e acesse a Play Store (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Concorde com os termos na conta Google e acesse a Play Store (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Usar mais de uma conta na Play Store

Passo 1. Por último, o usuário pode adicionar duas ou mais contas do Google para usar de forma separada, mas no mesmo app da Play Store, de forma prática. Para isso, é necessário adicionar a segunda conta no Android. Toque nas “Configurações” do celular ou tablet e encontre a opção de “Contas”.

Acesse as configurações do celular ou tablet Android e abra as suas contas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse as configurações do celular ou tablet Android e abra as suas contas (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Encontre a opção “Adicionar conta” e toque no ícone do “Google”.

Acesse suas contas no tablet ou celular Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse suas contas no tablet ou celular Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Agora será necessário digitar o seu e-mail secundário do Google, ou da pessoa que divide o celular. Confirme em “Próxima”. Depois adicione sua senha pessoal da conta secundária e toque em “Próxima”.

Adicione a segunda conta Google no tablet ou celular Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione a segunda conta Google no tablet ou celular Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Toque no botão “Aceitar” para concordar com os termos da conta Google e pronto. Agora basta abrir o aplicativo da Play Store no celular e tocar no ícone de menu, com três linhas no topo esquerdo da tela.

Aceite os termos do Google e abra o app da Play Store (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Aceite os termos do Google e abra o app da Play Store (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Para trocar entre as contas do Google na Play Store, toque no ícone de “seta” ao lado do nome de usuário e selecione o e-mail secundário. Note que ele será aplicado como principal na loja de apps. Agora todos os registros e filtros serão aplicados na Play Store da pessoa, conforme estipulado pelo usuário.

Alterne entre suas contas Google na Play Store (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Alterne entre suas contas Google na Play Store (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Play Store não funciona depois de Root. O que fazer? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.