O processador de celular mais poderoso do mundo já tem nome: o Snapdragon 835, sucessor do 820, foi anunciado pela Qualcomm nesta quarta-feira (16), em Nova York, EUA. A empresa também mostrou o Quick Charge 4, modo super-rápido de recarga, e uma inesperada parceria de peso com a Samsung, para fabricar os novos e ultrafinos processadores.

Snapdragon 820: entenda as tecnologias que fazem do chip um ‘monstro’

A tecnologia Quick Charge está prevista para chegar ao mercado no primeiro semestre de 2017, e traz o conceito "5 por 5: apenas cinco minutos de carga é tempo suficiente para garantir uma autonomia de uso de cinco horas “ou mais”.

Nova tecnologia Quick Charge promete cinco horas de autonomia com cinco minutos de carga (Foto: Divulgação/Qualcomm)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

A quarta geração do Quick Charge tem com velocidade 20% superior e eficiência energética 30% maior do que no passado. Além disso, conta com recursos inteligentes, como a detecção de cabos de má qualidade, defeitos nos conectores e sensores de temperatura.

E, para que se popularize, basta que as fabricantes de celulares – como a Motorola, Lenovo, Asus e LG – passem a adotar a função nos smartphones que lançarem a partir do ano que vem. "Para ter uma noção dos parceiros que teremos com o 835, basta olhar para os parceiros que tivemos com o 820. Mas esperamos ter ainda mais", disse Keith Kressin, vice-presidente de produtos da Qualcomm. Vale lembrar que a promessa é de que sejam mais de 150 fabricantes adotando o novo padrão.

Snapdragon 835 chega menor para deixar smartphones ainda mais finos (Foto: Divulgação/Qualcomm)

A recarga rápida mostra-se bem-vinda enquanto as fabricantes de baterias não trazem inovações suficientes para que os consumidores possam ficar mais de 24 horas distantes da tomada. No caso do Quick Charge 4, a tecnologia funciona em conjunto com as portas USB-C, novo padrão de USB que aos poucos vem sendo adotado pela indústria. Ela também é compatível com o USB-PD.

A fabricante destacou que a função de recarga rápida conta com dispositivos de segurança, no monitoramento da voltagem, corrente e temperatura. O objetivo é proteger a bateria, os conectores, os cabos e também os componentes internos do celular.

A segunda novidade da empresa, e talvez a mais impactante, é a parceria com a Samsung para a fabricação do novo chip Snapdragon 835. Ainda mais fino que seu antecessor, o 820, o novo "sistema em um chip" promete liberar mais espaço dentro dos smarts para que as fabricantes possam oferecer, por exemplo, baterias maiores.

... nte-conteudo" style="width: 695px;"> Keith Kressin, da Qualcomm, e Ben Suh, da Samsung, anunciam parceria entre as empresas (Foto: Divulgação/Qualcomm)

Ben Suh, vice-presidente de Marketing da Samsung, esteve no evento para apresentar o novo processador. "É um momento muito importante para nossa empresa, e podem esperar novidades sobre essa importante parceria", disse, rapidamente, antes de se retirar do palco. A tendência é de que as duas empresas não se separem mais, após um breve abalo na relação, com o relativo fracasso do Snapdragon 810, que foi "abandonado" pelo Galaxy S6, mas que foi superado pelo sucesso do Snapdragon 820 no Galaxy S7.

*O jornalista viajou a convite da Qualcomm

Qual é o melhor celular com bateria de longa duração? Comente no Fórum do TechTudo.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.