Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

A melhor forma de organizar seus arquivos que não estão em uso frequente e ainda economizar espaço no disco rígido, é organizá-los em arquivos do formato .zip. Nos passos a seguir, você vai aprender como “zipar” uma pasta e descompactá-la no Windows 10 quando for necessário.

Como ajustar o perfil de cor do seu monitor no Windows 10

Esse processo é valido quando há uma quantidade muito grande de documentos, vídeos e músicas dentro de uma mesma pasta. Além disso, quando “zipamos” textos, arquivos pequenos ou aqueles que já são otimizados para serem menores, como no caso de JPG e MP3, a diminuição do volume é muito pequena e não vale o esforço — foque nos arquivos maiores e mais pesados.

Passo 1. Acesse o programa “Explorador de Arquivos” do Windows 10;

O primeiro passo deve ser acessar o Explorador de arquivos (Foto: Reprodução)O primeiro passo deve ser acessar o "Explorador de arquivos" (Foto: Reprodução)

Passo 2. Navegue pelo diretório e encontre a pasta que precisa ser zipada;

Selecione a pasta que deseja compactar (Foto: Reprodução)Selecione a pasta que deseja compactar (Foto: Reprodução)

Passo 3. Clique com o botão direito do mouse em cima da pasta, escolha “Enviar para” e depois selecione “Pasta compactada”;

Salve a pasta inteira dentro de um arquivo Zip, fica mais fácil para organizar (Foto: Reprodução)Salve a pasta inteira dentro de um arquivo Zip, fica mais fácil para organizar (Foto: Reprodução)

Passo 4. Para economizar espaço no disco rígido, não esqueça de apagar os arquivos ou pastas que foram zipadas. Selecione a pasta com o botão direito do mouse e clique em “Excluir”. Você também pode selecionar o objeto e apertar “Del” no teclado para ter o mesmo resultado;

Exclua a pasta original para liberar espaço no disco (Foto: Reprodução)Exclua a pasta original para liberar espaço no disco (Foto: Reprodução)

Passo 5. Para descompactar a pasta inteira novamente, clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo Zip e escolha ''Extrair Tudo'';

Veja como descompactar tudo de novo quando precisar (Foto: Reprodução)Veja como descompactar tudo de novo quando precisar (Foto: Reprodução)

Passo 6. Você poderá também extrair um ou alguns arquivos do Zip, sem precisar descompactá-lo por inteiro. Dê um duplo clique com o mouse para abri-lo em uma janela do Windows;

Abra o arquivo Zip em uma janela (Foto: Reprodução)Abra o arquivo Zip em uma janela (Foto: Reprodução)

Passo 7. Depois, entre na pasta que está dentro do Zip;

Entre na pasta que contém os arquivos (Foto: Reprodução)Entre na pasta que contém os arquivos (Foto: Reprodução)

Passo 8. Agora, selecione o arquivo em questão e arraste-o com o mouse para fora da janela. Agora ele pode ser editado no programa adequado para o seu padrão.

Selecione e arraste o arquivo desejado (Foto: Reprodução)Selecione e arraste o arquivo desejado (Foto: Reprodução)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular


Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.