Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

As versões mais novas do Windows trazem um recurso conhecido como CPU Core Parking. Ele visa economizar energia, fazendo parte dos núcleos do processador “dormirem” quando não há grande exigência da máquina. O problema é que o desempenho do computador cai bastante, já que o componente opera abaixo da sua capacidade por padrão.

Conheça as diferenças entre os processadores da sétima geração da Intel

A solução para desativar a função é realizar o chamado un-park, que reativa todos os núcleos e faz o processador rodar na velocidade máxima a todo momento. No tutorial a seguir, o TechTudo ensina como fazer este procedimento com a ajuda do CPU Core Parking Manager, programa gratuito e disponível para Windows 7, 8, 8.1 e 10.

Veja como usar 100% do processador com ferramenta grátis (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)Veja como usar 100% do processador com ferramenta grátis (Foto: Adriano Hamaguchi/TechTudo)

Passo 1. Instale e abra o CPU Core Parking Manager. Na tela inicial você verá quatro indicadores: o “Base Frequency” mostra o clock base do processador; o “Current CPU speed” exibe a velocidade na qual o processador está rodando atualmente; o “Number of cores” indica o número de núcleos do processador; e o “Current min CPU speed” apresenta a configuração atual do parking, ou seja, o percentual mínimo em que a CPU opera quando está “estacionada”;

Tela inicial da ferramenta CPU Core Parking Manager (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Tela inicial da ferramenta CPU Core Parking Manager (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Abaixo dos indicadores haverá um controle deslizante. Coloque o cursor na posição 100% e pressione o botão “Apply”;

Destaques para controle deslizante em 100% e botão de aplicar configuração (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaques para controle deslizante em 100% e botão de aplicar configuração (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Será aberta uma pequena janela com a mensagem “Core parking index was set”, o que indica que a configuração foi aplicada com sucesso. Pressione o botão “OK” para fechá-la;

Janela de êxito da nova configuração parking da CPU (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Janela de êxito da nova configuração parking da CPU (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Clique no botão “Refresh” para atualizar a interface. Note que o campo “Current CPU speed” agora exibe o mesmo valor da frequência base do seu processdor, o que significa que todos os núcleos estão trabalhando na velocidade máxima.

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Processador trabalhando na velocidade máxima com CPU Core Parking Manager (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Processador trabalhando na velocidade máxima com CPU Core Parking Manager (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Qual GPU é melhor para jogos atuais? Comente no Fórum do TechTudo 

Pronto, você extraiu o máximo desempenho do seu processador.


Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.