Tech - Review D-Link DIR-879

Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

O D-Link DIR 879, também chamado de AC 1900, é um roteador com a tecnologia Wi-Fi tipo 11AC, de alto desempenho. O modelo promete conexão Wi-Fi estável de até 1900 Mbps (quando disponível pela operadora) e de até 600 Mbps via 2.4 Ghz + 1300 Mbps via 5 Ghz.

Confira o review completo do D-Link AC3200, o roteador mais rápido do Brasil

Este modelo de alta performance foi projetado para transmissão de conteúdo em 4K e jogos online, garantindo sinal Wi-Fi de alta velocidade em ambientes com mais de 200 m². Confira nosso teste e veja se o aparelho vale o investimento.

Roteador D-Link DIR-879 (Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo)Roteador de alta performance da D-Link parece ter vindo do futuro (Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo)


Desempenho

Com um pacote parrudo de especificações, o roteador DIR-879 é dual band; ou seja: fornece uma rede para 2.4 GHz – com maior alcance e menos velocidade – e uma de 5 GHz – maior velocidade, menos alcance. Na rede de 2.4 Ghz, ele entrega uma velocidade de até 600 Mbps. Já a de 5 Ghz tem capacidade para até 1600 Mbps. Com quatro antenas rebatíveis e amplificador de sinal High-Power de 1000mW é possível conectar até 35 dispositivos simultâneos e cobrir uma área superior a 200m². Dependendo do tamanho da casa, ele pode cobri-la por inteiro, tornando desnecessário o uso de equipamentos adicionais, como repetidores.

Roteador D-Link DIR-879 (Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo)As antenas podem ser usadas de várias maneiras, conforme o gosto ou necessidade (Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Roteador D-Link DIR-879 (Foto: Reprodução/João Gabriel Balbi)Teste de Velocidade do roteador (JGB)

Equipado com um processador Dual Core de 1 Ghz, a tendência é que o processamento dos pacotes de dados fique mais ágil. No teste de transmissão de vídeo pela rede Wi-Fi para uma Smart TV, o roteador não apresentou nenhum travamento nem queda de resolução, isso; levando em conta que testamos em uma rede banda larga que entrega aproximadamente 2.6% (50 Mbps) da capacidade real do roteador (1900 Mbps). No Brasil, internet com conexão de 1900Mbps é raridade. O roteador Wi-Fi que era utilizado no mesmo ambiente onde o DIR-879 foi testado, era um modelo genérico fornecido pela operadora. Geralmente, ele entregava no Wi-Fi menos de 1/5 dos 50Mbps contratados, pois a operadora só garante a velocidade máxima via cabo. O D-Link DIR-879 entregou em média 45Mbps, numa conexão de 50Mbps.

Design

Além do desempenho, outro ponto que é impossível passar despercebido é o design. Seu corpo construído em duas cores (preto e laranja) tem arestas anguladas parecendo um roteador vindo ‘do futuro’. Suas quatro antenas também têm desenho diferenciado e podem ser rebatidas. Com desenho muito diferente ao padrão da indústria de roteadores, o DIR-879 foge do formato 'quadradão'. Com linhas futuristas, (inspiradas em periféricos gamer) ele passa a integrar o ambiente com estilo, sem a necessidade de escondê-lo.

Roteador D-Link DIR-879 (Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo)O roteador integra se aos ambientes com estilo (Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo)

Na parte frontal do aparelho, temos a única luz LED informativa. Ela fica vermelha quando não há conexão com a internet (ou quando não configurada) e branca quando a conexão está funcionando. 

Roteador D-Link DIR-879 (Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo)As antenas do D-Link DIR-879 são rebatíveis (Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo)

Na parte de trás ficam as entradas ethernet RJ 45 Gigabit, que garantem até 1000 Mbps na conexão via cabo; a porta Wan; os botões reset, WPS, liga/desliga e uma pequena chave que seleciona os modos 'roteador/repetidor'. Sentimos falta, no entanto, de uma conexão USB para compartilhamento de impressora e arquivos.

Roteador D-Link DIR-879 (Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo)Na parte traseira o destaque fica para as 4 portas ethernet Gigabit, com até 1000 Mbps de velocidade (Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo)


Instalação

A instalação do DIR-879 é bem simples. Ao conectar o cabo do modem no aparelho, ele reconhece automaticamente as configurações da rede e tem um modo 'Fácil', para criação do nome (SSID) e senha da rede Wi-Fi. Também é possível fazer esta configuração através do app disponível para Android e iOS.

Software e Recursos

A D-Link aprimorou muito sua interface de configuração. Agora, totalmente em português, a interface web permite configurar e gerenciar sua rede Wi-Fi de forma bem intuitiva. O modelo traz uma série de recursos avançados, como: firewall, acesso DMZ e um dos mais interessantes, o 'QoS Inteligente'; que permite ao administrador da rede dar prioridades de conexão para os dispositivos que ele julgar mais importante. Ele também permite o bloqueio nativo de páginas (direto no roteador) e filtragem de aparelhos pelo MAC. Também é possível criar uma rede Wi-Fi exclusiva para visitantes.

Roteador D-Link DIR-879 (Foto: Reprodução/João Gabriel Balbi)Interface web permite dar prioridade aos dispositivos desejados (Foto: Reprodução/João Gabriel Balbi)

O aparelho ainda conta com a tecnologia SmartConnect, que distribui e gerencia automaticamente a rede Wi-Fi dos clientes conectados, proporcionando a melhor conexão possível de acordo com o consumo de banda.

Preço

Com preço sugerido pela fabricante de R$ 999, em uma breve pesquisa na internet, encontramos o aparelho vendido por cerca de R$799. Pode ser um valor alto para roteadores, mas levando em conta seu alto desempenho e a garantia de 5 anos fornecida pela D-Link, o DIR 879 é uma boa opção de compra, pois seu custo se diluirá a longo prazo, já que ele vai levar um bom tempo para ficar obsoleto.

Roteador D-Link DIR-879 (Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo)O D-Link DIR-879 é uma excelente opção para quem busca aliar design e performance (Foto: João Gabriel Balbi/TechTudo)


Conslusão

A D-Link afirma que o DIR-879 foi projetado para uma excelente cobertura Wi-Fi, atendendo às tarefas domésticas mais exigentes, como streaming de mídia 4K e conexão de múltiplos dispositivos ao mesmo tempo.

Como colocar limite de velocidade no roteador? Veja no fórum do TechTudo

O roteador DIR 879 foi projetado com o objetivo de unir design e alto desempenho em um aparelho. Se deseja investir em sua rede Wi-Fi para transmitir conteúdo 4K para sua Smart TV, jogar online sem delay e conectar até 35 dispositivos simultaneamente, este roteador é para você.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.