Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

A Cortana pode ser usada como assistente pessoal padrão no Android. Ao reprogramar o botão Home, o software da Microsoft toma o lugar do Google Now ou do Google Assistente no celular, criando um atalho em qualquer tela para acessar lembretes, compromissos e comando de voz. A alternativa é útil para quem usa Windows 10 no PC e quer sincronizar suas informações no smartphone.

O passo a passo a seguir requer a instalação e configuração prévia do app da Cortana no celular – veja como neste tutorial. O procedimento abaixo é válido para smartphones rodando o Android 6.0 Marshmallow ou superior.

Cortana pode ser usada como assistente virtual padrão no Android (Foto: Reprodução/Microsoft)Cortana pode ser usada como assistente virtual padrão no Android (Foto: Reprodução/Microsoft)

Cortana pode ser usada como assistente virtual padrão no Android (Foto: Reprodução/Microsoft)

Passo 1. Acesse as configurações do Android e vá até a opção “Aplicativos”. Em seguida, toque no ícone de engrenagem na parte superior.

Acesse sua lista de aplicativos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse sua lista de aplicativos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse sua lista de aplicativos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 2. No item “Assistência e entrada por voz”, toque em “App de assistência”.

Vá até a seleção de assistente padrão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Vá até a seleção de assistente padrão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Vá até a seleção de assistente padrão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Veja que o Google está definido como padrão, mas você pode selecionar a Cortana. Vai abrir uma janela que começa com a mensagem "Tornar Cortana seu assistente?" Confirme a mudança tocando em “Concordo”.

Seleciona a Cortana como assistente principal (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Seleciona a Cortana como assistente principal (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Seleciona a Cortana como assistente principal (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. A partir de agora, ao manter o botão de início do seu celular pressionado, o Android abrirá a Cortana no lugar do Google.

Acesse a Cortana em qualquer tela pelo botão Home (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse a Cortana em qualquer tela pelo botão Home (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse a Cortana em qualquer tela pelo botão Home (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A dica é importante para quem usa Windows 10 porque permite usar o mesmo assistente no PC e no celular. Ao inserir um lembrete, nota ou compromisso no computador, o mesmo conteúdo aparece na Cortana para Android com um atalho no Home.

O Google Assistente vai superar a Siri no iPhone? Opine no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.