Vários sites baixam arquivos automaticamente no Android. Essa prática é adotada principalmente para instalar softwares rastreadores no celular, a fim de detectar o hábito de navegação do usuário e exibir publicidade na internet. O problema é que, além ocupar espaço no smartphone, o procedimento pode ser perigoso, já que o arquivo pode conter vírus e outros malwares.
Os navegadores mais populares no sistema do Google – Chrome, Firefox e Opera – não têm uma ferramenta nativa que impeça o download automático desses arquivos. No entanto, é possível bloquear a ação com um truque simples nas configurações do Android. O tutorial a seguir ensina a fazer isso e também como cancelar downloads já em andamento nesses três browsers.
Saiba como evitar download automático de arquivos em navegadores Android (Foto: Caio Bersot/TechTudo) Antivírus para Chrome promete remover adware do computador
Como evitar o download automático no Android Passo 1. Entre no menu "Configurar" do Android, vá até a seção "Dispositivo" e selecione "Aplicativos".
Acesso às configurações de aplicativos do Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Passo 2. Dê um toque sobre o navegador que você usa – neste exemplo, o Chrome – e, então, entre em "Permissões".
Acesso às permissões do Chrome no Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Passo 3. Em "Armazenamento", coloque a chave na posição desativada. Isso fará com que o navegador não consiga gravar nada no dispositivo e impedirá downloads indesejados.
Desativação da permissão de acesso do Chrome ao armazenamento no Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Passo 4. O procedimento é idêntico para qualquer navegador que você use (abaixo é possível ver a mesma tela nos apps do Firefox e Opera). Se quiser fazer download ou upload de um arquivo específico, volte às configurações do browser em questão, entre em "Permissões" novamente e reative a chave "Armazenamento".
Desativação e reativação do acesso ao armazenamento no Firefox e Opera (Foto: Reprodução/Raquel Freire)
Como interromper um download em andamento
Passo 1. Você pode interromper um download que já está em andamento e evitar que o arquivo seja salvo no celular. Para fazer isso pelo próprio Android, expanda a barra de notificações e, na mensagem referente ao download, toque em "Pausar" ou "Cancelar". A primera opção irá paralisar o download, enquanto a segunda irá suspendê-lo definitivamente.
Interrupção de download em andamento na ba...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.