Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Minecraft: Story Mode - Season Two: Jailhouse Block é o terceiro capítulo do jogo da Telltale Games para PS4, Xbox One, PC, Android e iOS que propõe um enredo ao mundo de Minecraft. Nele, o ritmo desacelera após dois episódios iniciais repletos de ação, porém fica monótono ao não oferecer uma boa alternativa para a falta de agitação. Depois de Jesse antagonizar o vilão onipotente "Admin", o protagonista é preso para nunca mais incomodá-lo. Sair da prisão, no entanto, envolve muita enrolação.

O Instituto Luz do Sol é um local para onde o Admin envia seus desafetos mais problemáticos. Lá se torna o novo lar de Jesse e seus amigos. Trata-se de uma prisão subterrânea coberta por Obsidian, com monstros especialmente criados pelo vilão para protegê-la - mutações como aranhas-creeper e um Ghast de três cabeças. É possível que a penitenciária em si seja uma referência aos polêmicos servidores carcerários de Minecraft, no qual jogadores têm poucos itens e vivem diariamente como detentos por diversão.

Jesse e seus amigos ficam presos no Instituto Luz do Sol em Minecraft: Story Mode - Season Two - Episódio 3 (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Jesse e seus amigos ficam presos no Instituto Luz do Sol em Minecraft: Story Mode - Season Two - Episódio 3 (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Jesse e seus amigos ficam presos no Instituto Luz do Sol em Minecraft: Story Mode - Season Two - Episódio 3 (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Dentro do presídio, há diferentes níveis para cada tipo de prisioneiro. O primeiro é composto por algumas celas e nenhuma comida, com exceção de alguns cogumelos que brotam ocasionalmente. Cada detento luta por esse alimento para poder sobreviver à base de uma sopa.

O segundo nível também é um ambiente sem comida, mas lá, frequentemente, ondas de zumbis são criadas por um "Spawner" e os prisioneiros são obrigados a combatê-los permanentemente. A recompensa são as carnes dos mortos-vivos, uma fonte de comida que ocasionalmente causa envenenamento e exclusivamente aqui deixa os prisioneiros com a pele verde. Nas palavras de Jesse: "É simplesmente sádico".

Orange is the new Craft

Ambas as áreas são muito pobres de um ponto de vista de jogabilidade pois praticamente não há o que fazer, explorar ou resolver, apenas é preciso encontrar o próximo "gatilho" que levará o jogo adiante. Toda essa sensação de impotência frente à vontade do Admin é entediante e deixa esses minutos iniciais do episódio bem arrastados.

Minecraft: Story Mode - Season Two - Episódio 3 traz mais uma traição óbvia de Stella e fará você se perguntar por que ela ainda está na história (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)Minecraft: Story Mode - Season Two - Episódio 3 traz mais uma traição óbvia de Stella e fará você se perguntar por que ela ainda está na história (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Minecraft: Story Mode - Season Two - Episódio 3 traz mais uma traição óbvia de Stella e fará você se perguntar por que ela ainda está na história (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Os personagens também parecem um pouco cansados e óbvios. Radar, o ajudante de Jesse, tenta virar alguém "durão" para sobreviver no presídio, enquanto Stella aproveita sua chance para trair o grupo novamente. Personagens como Stella parecem repetidos, já que têm sempre o mesmo papel em todos os episódios, enquanto outros com potencial, como o diretor da prisão, não vão a lugar nenhum.

Todo esse capítulo parece apenas uma desculpa para introduzir uma nova aliada chamada "Prisioneira X", a única capaz de ajudar o grupo a fugir do Instituo Luz do Sol e que, convenientemente, é a maior inimiga do Admin. Essa nova personagem traz um pouco de luz sobre quem é o vilão e como Jesse poderá derrotá-lo, porém, é uma relação duvidosa que pode acabar em traições previsíveis e sem impacto, como as de Stella.

Visualmente, o episódio também parece mais pobre por se passar todo em áreas fechadas e escuras, sem nada que encha os olhos. Perto do final, há uma fagulha de ação e um pouco de combate, mas nada tão interessante quanto as grandes batalhas que marcaram os episódios anteriores.

O visual da prisão Instituto Luz do Sol em Minecraft: Story Mode - Season Two - Episódio 3 é um pouco sem graça (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)O visual da prisão Instituto Luz do Sol em Minecraft: Story Mode - Season Two - Episódio 3 é um pouco sem graça (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

O visual da prisão Instituto Luz do Sol em Minecraft: Story Mode - Season Two - Episódio 3 é um pouco sem graça (Foto: Reprodução/Rafael Monteiro)

Conclusão

O terceiro episódio de Minecraft: Story Mode - Season Two não surpreende em cair na fórmula da Telltale Games de oferecer um ponto de virada ao custo de ser um pouco mais parado. Apenas no final o capítulo tenta compensar com mais de ação, mas a sensação geral ainda é de perda de ritmo. Entretanto, há algumas ramificações promissoras que deverão ser exploradas nos próximos episódios.

Qual seu maior feito em Minecraft? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.