Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Consumidores estão se queixando de modelos de iPhone 8 que passaram por reparos em assistências técnicas que não fazem parte da rede oficial da Apple. De acordo com uma reportagem do site Motherboard, os usuários têm uma reclamação em comum: telefones que tiveram a tela trocada não reconhecem mais os toques no display, apesar de exibirem normalmente as imagens. O problema apareceu junto com a atualização de sistema iOS 11.3, liberada há duas semanas.

Até o momento, não há relatos do mesmo problema em outros modelos de iPhone, como o iPhone X e iPhone 7. Procurada pela imprensa estrangeira, a Apple não se manifestou sobre o caso.

iPhone 8 com tela de terceiros estaria perdendo função touch (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)iPhone 8 com tela de terceiros estaria perdendo função touch (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

iPhone 8 com tela de terceiros estaria perdendo função touch (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Donos de lojas de reparo de iPhone nos Estados Unidos dizem que a Apple provoca a falha intencionalmente para impedir o uso de displays não-oficiais. Segundo os empresários ouvidos pelo Motherboard, componentes “paralelos” são produzidos na mesma fábrica que faz as peças revendidas pela Apple, mas, mesmo assim, são impedidos de funcionar.

Os donos de estabelecimentos de assistência técnica sugerem que a causa está em um chip responsável por gerenciar a tela no celular. A partir do iOS 11.3, o componente teria recebido a instrução de impedir o funcionamento do touch em displays não fornecidos pela Apple.

Histórico

Não é a primeira vez que smartphones com telas de terceiros têm o funcionamento interrompido por uma atualização. Em 2017, usuários de iPhone 7 relataram que um update havia desativado a função de toque em modelos que tiveram a peça trocada por uma não-original.

Algo similar também ocorreu em modelos de iPhone 7 que tiveram o botão Home trocado em estabelecimentos não-autorizados. Mais tarde, porém, uma nova mudança no sistema reestabeleceu o funcionamento dos celulares nos dois casos.

Alguns lojistas que comercializam peças da Apple decidiram interromper completamente a oferta de reparos para o iPhone 8. Até o momento, não se sabe se uma nova atualização para o iOS poderá recuperar a função touch dos displays em unidades afetadas do iPhone 8.

Lançamentos do iPhone 8: estivemos no anúncio oficial realizado nos Estados Unidos

Lançamentos do iPhone 8: estivemos no anúncio oficial realizado nos Estados Unidos

iOS 11.3

O novo iOS chegou há duas semanas com foco em correções de bugs. Entre os novos recursos estão um sistema de gerenciamento de saúde da bateria, modo Business Chat para mensagens e uso do Face ID para liberar compras feitas por crianças na App Store. As novidades também incluem quatro novos Animojis, melhorias para uso em realidade aumentada e mais opções de privacidade no Safari.

Com informações: Motherboard e The Guardian

Qual o melhor app que você tem no seu celular? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.