Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Modo Confidencial do Gmail, função que habilita e-mails que se autodestroem, é uma das principais novidades do serviço de mensagem do Google. Similar a apps como o Telegram, a ferramenta permite envios com prazo de validade para impedir o acesso do destinatário após um período determinado. O recurso ainda vai além, com definição de senha para a leitura e revogação de abertura do e-mail enviado com um clique.

A função não chegou para todos no lançamento do Gmail reformulado, mas já começou a ser liberada. Ela possibilita vários bloqueios: não é permitido responder, encaminhar, fazer download, imprimir ou copiar o conteúdo com o seletor do mouse. O impedimento não se aplica aos prints, por exemplo, porém as limitações da plataforma tendem a desencorajar o compartilhamento de informações sigilosas.

Gmail traz novidade em relação à privacidade de mensagens enviadas (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)Gmail traz novidade em relação à privacidade de mensagens enviadas (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Gmail traz novidade em relação à privacidade de mensagens enviadas (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

É possível enviar e-mails confidenciais para qualquer pessoa, mesmo sem o endereço eletrônico do Gmail. Isso porque a mensagem que chega à caixa de entrada dispõe apenas de um link, responsável por encaminhar o destinatário à mensagem em um site do Google. A ação pode ou não exigir senha, depende da definição do remetente. Veja como funciona o sistema de mensagems autodestrutivas no tutorial abaixo.

Como enviar e-mail confidencial

Passo 1. O Modo Confidencial só funciona no novo Gmail, então, é preciso ativar a o design repaginado para testar a função;

Ative o novo Gmail para usar funções exclusivas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative o novo Gmail para usar funções exclusivas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Ative o novo Gmail para usar funções exclusivas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Com o Gmail moderno habilitado, abra a janela para escrever uma nova mensagem e veja o ícone de cadeado na barra de ferramentas. Clique nele para configurar o Modo Confidencial;

Ative o Modo Confidencial do Gmail (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative o Modo Confidencial do Gmail (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Ative o Modo Confidencial do Gmail (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Selecione o prazo de validade do e-mail e escolha se deseja enviar uma senha de acesso ao destinatário. O remetente não precisar elaborar os códigos, pois eles são gerados automaticamente pelo Google;

Defina data de validade e tipo de proteção (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Defina data de validade e tipo de proteção (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Defina data de validade e tipo de proteção (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Na sequência, a janela de novo e-mail irá mostrar a indicação de que o Modo Confidencial está ativado. Com um clique é possível remover a função da mensagem ou editar os parâmetros. Quando estiver tudo pronto, escreva normalmente a mensagem e a envie;

Envie um e-mail confidencial no Gmail (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Envie um e-mail confidencial no Gmail (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Envie um e-mail confidencial no Gmail (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Caso os destinatários ainda não tenham o número de telefone conhecido pelo Google — ocorre com pessoas não adicionadas na lista de contatos — é preciso informar a sequência antes de completar o envio. O procedimento só vale para e-mails com acesso por senha ativado.

Informe número de telefone do destinatário para envio de senha (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Informe número de telefone do destinatário para envio de senha (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Informe número de telefone do destinatário para envio de senha (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como revogar e liberar o acesso

Passo 1. Abra a caixa de e-mails enviados do Gmail e abra uma mensagem confidencial. Com o clique de um botão, é possível revogar imediatamente o acesso dos destinatários a uma mensagem enviada, mesmo que o prazo definido inicialmente ainda esteja válido;

Revogue o acesso a e-mails enviados a qualquer momento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Revogue o acesso a e-mails enviados a qualquer momento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Revogue o acesso a e-mails enviados a qualquer momento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. A qualquer momento, é possível também liberar novamente o acesso à mensagem em "Renovar acesso";

Habilite novamente o acesso a e-mails protegidos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Habilite novamente o acesso a e-mails protegidos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Habilite novamente o acesso a e-mails protegidos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Em testes conduzidos pelo TechTudo, a liberação ou revogação do acesso levou alguns segundos para surtir efeito. Mensagens com acesso negado exibem o aviso "Você não tem acesso a este e-mail".

E-mails com acesso revogado não abrem para o destinatário (Foto: Reprodução/Paulo Alves)E-mails com acesso revogado não abrem para o destinatário (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

E-mails com acesso revogado não abrem para o destinatário (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como abrir e-mail confidencial

Passo 1. Destinatários de e-mails confidenciais do Gmail recebem apenas um botão na caixa de entrada. Clique para abrir a mensagem no navegador;

Abra a mensagem enviada no Modo Confidencial (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra a mensagem enviada no Modo Confidencial (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Abra a mensagem enviada no Modo Confidencial (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Caso o remetente do e-mail tenha ativado o modo protegido com senha, é preciso selecionar "Enviar" para receber um código de ativação. A senha será enviada ao número informado no envio da mensagem. Não é possível editar o telefone;

Receba uma senha via SMS no celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Receba uma senha via SMS no celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Receba uma senha via SMS no celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Após digitar o código, o Google mostra o conteúdo na tela. Não é possível responder, encaminhar, copiar, fazer download ou imprimir. Confira no topo a data de validade da mensagem. Lembre-se, porém, que o acesso pode ser revogado a qualquer momento, mesmo dentro do prazo.

E-mails confidenciais do Gmail não podem ser respondidos, encaminhados, copiados ou impressos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)E-mails confidenciais do Gmail não podem ser respondidos, encaminhados, copiados ou impressos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

E-mails confidenciais do Gmail não podem ser respondidos, encaminhados, copiados ou impressos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto. Use as dicas e aproveite para explorar o recurso Modo Confidencial, disponível na versão mais recente do Gmail.

Como encontrar um e-mail enviado no Gmail? Descubra no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.