Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Mercado Livre é uma plataforma de compra e venda online acessível pela web no PC ou por celular, via aplicativos para iPhone (iOS) e Android. O site permite realizar transações comerciais e também garante ao consumidor o direito de abrir uma reclamação caso aconteça algum problema com o produto com a compra ou venda. As reclamações costumam ser resolvidas entre as partes envolvidas, mas o próprio Mercado Livre pode interceder se o cliente e o vendedor não chegarem a um acordo. Saiba como realizar o processo no tutorial a seguir.

Mercado Livre permite fazer reclamação em caso de problema na compra ou venda (Foto: Eduardo Machado/TechTudo)Mercado Livre permite fazer reclamação em caso de problema na compra ou venda (Foto: Eduardo Machado/TechTudo)

Mercado Livre permite fazer reclamação em caso de problema na compra ou venda (Foto: Eduardo Machado/TechTudo)

Passo 1. Acesse o site do Mercado Livre;

Como reclamar no Mercado Livre (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Como reclamar no Mercado Livre (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Como reclamar no Mercado Livre (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 2. Já logado em seu perfil do Mercado Livre, clique no seu nome na barra superior do site. Na janela que aparece em seguida, selecione a opção “Minha Conta”;

Como reclamar no Mercado Livre (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Como reclamar no Mercado Livre (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Como reclamar no Mercado Livre (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 3. Na página seguinte (“Resumo”) você deve primeiro determinar no menu lateral à esquerda se fará uma reclamação por conta de uma compra ou de uma venda. Neste tutorial, usaremos como exemplo uma compra, mas os passos valem para as duas opções;

Como reclamar no Mercado Livre (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Como reclamar no Mercado Livre (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Como reclamar no Mercado Livre (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 4. Após selecionar “Compra”, escolha a opção “Compras”;

Como reclamar no Mercado Livre (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Como reclamar no Mercado Livre (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Como reclamar no Mercado Livre (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 5. Dentre suas compras, escolha a que deseja reclamar selecionando o ícone de três pontinhos ao lado direito dos detalhes do pedido;

Como reclamar no Mercado Livre (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Como reclamar no Mercado Livre (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Como reclamar no Mercado Livre (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 6. Em seguida, selecione a opção “Tenho um problema” no menu que aparece;

Como reclamar no Mercado Livre (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Como reclamar no Mercado Livre (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Como reclamar no Mercado Livre (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 7. Você será redirecionado para a página de ajuda do Mercado Livre. Defina se o seu problema é quanto a pagamento ou produto;

Como reclamar no Mercado Livre (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Como reclamar no Mercado Livre (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Como reclamar no Mercado Livre (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 8. Para este tutorial, selecionamos a opção “Produto”. Em seguida, escolha o tipo de reclamação que deseja abrir, entre as diversas opções disponíveis, como mostrado na imagem a seguir;

Como reclamar no Mercado Livre (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Como reclamar no Mercado Livre (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Como reclamar no Mercado Livre (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Passo 9. É possível que o Mercado Livre peça ao usuário mais detalhes sobre a reclamação, mas este é um processo opcional. Ao finalizar a reclamação, ela ficará registrada no produto;

Como reclamar no Mercado Livre (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Como reclamar no Mercado Livre (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Como reclamar no Mercado Livre (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Ao concluir a reclamação, ela já estará valendo e o Mercado Livre comunicará automaticamente o vendedor ou comprador reclamado. A partir de então, basta acompanhar a página da reclamação, dentro do seu perfil, para saber como ela será tratada pelo site e pelo reclamado.

Como saber se site de compras é confiável? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.