Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Behance é uma ferramenta da Adobe voltada para criação de sites gratuitos, e é muito utilizada para a confecção de portfólios online. O serviço é famoso por abrigar trabalhos de profissionais das áreas de comunicação, design, artes, publicidade e audiovisual. É possível criar pastas de trabalhos e projetos específicos para publicar imagens e textos de forma organizada.

Os sites criados na plataforma são responsivos aos vários dispositivos, e se adaptam às telas de smartphones e tablets. Confira no tutorial a seguir como fazer um portfólio grátis com o Behance.

Behance é plataforma da Adobe voltada para criação de portfólios online (Foto: Divulgação/Adobe)Behance é plataforma da Adobe voltada para criação de portfólios online (Foto: Divulgação/Adobe)

Behance é plataforma da Adobe voltada para criação de portfólios online (Foto: Divulgação/Adobe)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Para abrir uma conta

Passo 1. Acesse o site do Behance (behance.net) e escolha como criar uma conta. É possível fazer o cadastro com e-mail ou utilizar dados do Google ou Facebook. Como exemplo, criaremos um cadastro utilizando e-mail;

Acesse a página inicial do Behance para criar uma conta (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Acesse a página inicial do Behance para criar uma conta (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Acesse a página inicial do Behance para criar uma conta (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 2. Informe seus dados e, ao final, selecione “Inscrever-se”;

Preenchendo formulário de dados para criar conta no Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Preenchendo formulário de dados para criar conta no Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Preenchendo formulário de dados para criar conta no Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 3. Em seguida, selecione estilos de trabalhos online que possam ser interessantes e inspiradores para você. Você pode escolher entre Design, Fotografia, Arquitetura, Moda, entre outros. Para concluir, assinale o botão “Ver meu feed personalizado”.

Selecionando estilos de trabalhos para finalizar cadastro no Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Selecionando estilos de trabalhos para finalizar cadastro no Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Selecionando estilos de trabalhos para finalizar cadastro no Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Para criar um portfólio

Passo 1. Clique sobre o botão “Criar projeto”, na barra de menu superior, para criar uma pasta de trabalhos. Você pode criar quantos projetos desejar e distribuir os trabalhos em pastas separadas, para criar um portfólio mais organizado;

Crie um novo projeto no Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Crie um novo projeto no Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Crie um novo projeto no Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 2. No menu da lateral esquerda, você pode inserir imagens do computador, textos, fotos do Lightroom, arquivos do Creative Cloud e criar uma grade de fotos. Selecione “Enviar arquivos” para subir uma foto do PC;

É possível inserir textos e imagens nas pastas do portfólio no Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)É possível inserir textos e imagens nas pastas do portfólio no Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

É possível inserir textos e imagens nas pastas do portfólio no Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 3. Selecione as imagens do seu computador e pressione “Abrir”;

Fazendo upload de fotos no portfólio criado no Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Fazendo upload de fotos no portfólio criado no Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Fazendo upload de fotos no portfólio criado no Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 4. Clique sobre o botão de lápis, no canto superior esquerdo, para editar a imagem, inserir uma legenda ou deletá-la;

Edite uma foto do portfólio do Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Edite uma foto do portfólio do Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Edite uma foto do portfólio do Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 5. Para adicionar textos ao projeto, vá à opção “Adicionar texto”, no menu lateral;

Adicionando textos em um projeto do Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Adicionando textos em um projeto do Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Adicionando textos em um projeto do Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 6. Para formatá-lo, marque o trecho desejado e escolha as melhores opções de fonte, tamanho e cores na barra de edição;

Edite e formate um texto do Behance como desejar (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Edite e formate um texto do Behance como desejar (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Edite e formate um texto do Behance como desejar (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 7. No canto superior direito da tela, selecione “Preview” para abrir uma pré-visualização de como a pasta ficará. Já em “Save”, você salvará as edições para evitar perdas do trabalho. Para avançar ao próximo passo, pressione “Continue”;

Menu permite pré-visualizar como ficará o projeto do portfólio no Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Menu permite pré-visualizar como ficará o projeto do portfólio no Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Menu permite pré-visualizar como ficará o projeto do portfólio no Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 8. Na próxima etapa, você deverá escolher uma imagem de capa e um título para seu projeto. Selecione “Upload image” para enviar uma foto de capa do seu computador. No campo “Project title”, escreva o nome da pasta;

Inserindo título e foto de capa de um projeto do Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Inserindo título e foto de capa de um projeto do Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Inserindo título e foto de capa de um projeto do Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 9. Após inserir capa e título, clique no botão “Crop & Continue”;

Projeto do Behance com título e capa preenchidos (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Projeto do Behance com título e capa preenchidos (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Projeto do Behance com título e capa preenchidos (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 10. É preciso adicionar categorias para a pasta. Clique em “+Add” para informar. Ao final, confirme em "Publish";

Finalize a inclusão de um projeto do Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Finalize a inclusão de um projeto do Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Finalize a inclusão de um projeto do Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 11. Caso queira editar a pasta posteriormente ou adicionar novos trabalhos, selecione “Editar projeto”.

É possível editar projetos do Behance e incluir novos trabalhos no portfólio (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)É possível editar projetos do Behance e incluir novos trabalhos no portfólio (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

É possível editar projetos do Behance e incluir novos trabalhos no portfólio (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Para editar o perfil

Passo 1. Clique sobre o ícone de perfil, no canto superior direito da tela, ou na palavra “Perfil” no menu superior para acessar a página dele. Em seguida, selecione a opção “Edit. Perfil”;

Editando um perfil do Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Editando um perfil do Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Editando um perfil do Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 2. Você poderá incluir uma foto de perfil, informações como ocupação, experiências profissionais, links para perfis em redes sociais e uma descrição sobre sua vida.

Perfil do Behance pode ser preenchido com informações pessoais e profissionais (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Perfil do Behance pode ser preenchido com informações pessoais e profissionais (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Perfil do Behance pode ser preenchido com informações pessoais e profissionais (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Para criar uma URL personalizada

Passo 1. Clique sobre o ícone de perfil, no canto superior direito, e vá em “Configurações”;

Acesse as configurações do Behance para criar uma URL personalizada (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Acesse as configurações do Behance para criar uma URL personalizada (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Acesse as configurações do Behance para criar uma URL personalizada (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Passo 2. No menu “Informações da conta”, edite a opção “URL do Behance” e escolha o endereço que desejar. Finalize clicando em “Aplicar”. A URL ficará no formato “https://www.behance.net/SeuNome”.

Crie uma URL personalizada para seu portfólio do Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Crie uma URL personalizada para seu portfólio do Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Crie uma URL personalizada para seu portfólio do Behance (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)

Como baixar PDF do currículo em inglês do LinkedIn? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.