O Xilften ("Netflix" ao contrário) é um site de streaming pirata que oferece séries de TV e filmes online, sem necessidade de download ou cadastro. O catálogo do serviço, considerado ilegal no Brasil, inclui títulos que ainda estão em cartaz no cinema e produções originais da Netflix, como as séries Elite e Stranger Things.

Serviços que oferecem conteúdos piratas para assistir online grátis não são novidade no Brasil. Em 2015, uma operação da Polícia Federal derrubou uma série de sites de streaming ilegais, entre eles o Mega Filmes HD, considerado um dos maiores do gênero. Na época, o portal mantinha um acervo de 150 mil filmes, documentários, séries de TV e shows.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Pirataria

Com interface similar à da Netflix, o Xilften chamou a atenção dos brasileiros pelo vasto catálogo. Os materiais oferecidos no serviço, porém, são disponibilizados sem a autorização dos autores, o que configura crime de violação de direito autoral. Segundo o artigo 184 do Código Penal, a prática pode ser punida com multa ou pena de detenção, de três meses a um ano.

Atraídos pela possibilidade de assistir a séries e filmes de graça, muitos usuários recorrem ao Xilften. No entanto, vale ressaltar que, como o serviço oferece conteúdo de forma ilegal, a lei de direitos autorais (9.610/88) prevê que o site seja retirado do ar a qualquer momento.

Propagandas

Disponível a partir de dois endereços distintos, o Xilften se diferencia de seus antecessores por apresentar menos propagandas. Embora não haja banners visíveis espalhados pelo site, o portal de streaming pirata exibe anúncios pop-up após alguns cliques e sempre que um vídeo é aberto.

Nos testes feitos pelo TechTudo durante a navegação no Xilften, nenhuma das janelas de propaganda levou ao download automático de arquivos executáveis (.exe) maliciosos ou ativou o alerta de vírus do navegador. Ainda assim, é preciso tomar cuidado com os anúncios pop-up, uma vez que eles podem redirecionar o usuário para páginas que escondem golpes de phishing.

Privacidade

Outro ponto sobre o Xilften que gera insegurança é a total ausência de termos de uso ou políticas de privacidade. Sem essas informações não é possível saber, por exemplo, que tipos de cookie o site coleta. Esses pequenos arquivos são armazenados no navegador e contêm informações que servem para identificar o visitante, desde termos de busca e termos preenchidos em formulários até dados mais sensíveis, como a geolocalização. Como o Xilften não apresenta nenhuma espécie de política de privacidade, presume-se que o site pode, inclusive, rastrear as atividades dos usuários em outras páginas da Internet.

Aplicativo não-oficial

O Xilften oferece, ainda, um aplicativo para celulares Android. A aplicação, no entanto, não aparece na Play Store e está disponível apenas a partir de um arquivo APK, o que representa um risco para a segurança. Isso porque quando um usuário permite

... a instalação de apps não-oficiais, ele expõe o dispositivo a uma série de ameaças externas, já que os programas alternativos não passam pelo processo de verificação feito pela loja oficial do Google. É possível, por exemplo, que o software tenha sido modificado sem que o desenvolvedor saiba para interceptar dados e infectar o aparelho com vírus.

Via G1 e Planalto (1 e 2)

Como usar Netflix em uma TV que não é smart? Veja dicas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.