O WhatsApp não deverá mais implementar anúncios nos Status para seus 1,5 bilhão de usuários. Segundo reportagem do Wall Street Journal publicada nesta quinta-feira (16), o Facebook interrompeu os planos de faturar com publicidade nos posts que somem após 24 horas. A mudança estava prevista para acontecer em 2020, mas teria sido suspensa pelo WhatsApp, embora não descartada para o futuro.
As causas da suposta decisão de abandonar os anúncios no WhatsApp são incertas. Segundo a publicação, o time de profissionais que trabalhava no projeto foi desligado e o código que já estava desenvolvido e parcialmente implementado no aplicativo para Android e iPhone (iOS) teria sido removido. A rede social não se pronunciou sobre o caso.
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Especula-se sobre o uso de publicidade no WhatsApp desde a aquisição pelo Facebook, em 2014, por US$ 22 bilhões. Na época, o mensageiro deixou de cobrar uma taxa de US$ 0,99 anualmente e passou a ser totalmente gratuito. No entanto, a possibilidade de haver anúncios no app sempre esteve à mesa, dado que esse tipo de monetização responde, atualmente, por 98% dos ganhos do Facebook.
Também de propriedade do Facebook, o Instagram exibe, desde 2017, publicidade nos Stories, ferramenta semelhante aos posts efêmeros do WhatsApp Status. Um executivo do Facebook chegou a falar no passado que os anúncios eram a principal forma de monetização da empresa, o que poderia tornar inevitável o uso da mesma estratégia no mensageiro.
As primeiras informações sobre publicidade no WhatsApp surgiram em 2018 e, logo, diversos detalhes vazaram na web. No ano passado, a empresa enfim detalhou como a sua máquina de marketing digital seria introduzida no mensageiro.
A iniciativa teria sido o estopim para a saída de Jan Koum e Brian Acton, fundadores do WhatsApp que seguiam liderando a equipe por trás do aplicativo mesmo após a aquisição. Segundo cobertura da imprensa internacional, os executivos confrontaram Zuckerberg após ele começar a considerar o uso de publicidade no mensageiro mais baixado do planeta.
Fontes ouvidas pelo Wall Street Journal dizem que o Facebook irá focar na relação entre usuários e empresas, possivelmente por meio da plataforma WhatsApp Business
WhatsApp: qual função ainda falta no app? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Qual é o melhor cartão de crédito? Compare todos com o IQ360
- Placa-m?e AT ou ATX? Entenda as diferen?as entre as tecnologias
- PES 2016 tem Messi e Neymar como destaque entre jogadores mais caros
- Como descobrir quem te segue de volta no Instagram
- Como comprar um Super Chat e destacar seu comentário no YouTube
- #Nãosouspam #Teamverification: brasileiros caem em boatos no Instagram
- Galaxy S7 é vendido no mercado de luxo em ouro e cravejado de diamantes
- 'Vai Brasil': Facebook libera funções especiais para a Copa do Mundo
- AMD lança novo processador acessível e cooler super silencioso
- Shoelace é a nova rede social do Google focada em eventos; conheça
- Como conseguir mais caixas grátis em Overwatch de forma fácil
- Facebook quer evitar memórias tristes no recurso 'Neste Dia' com filtros
- Aprenda como ativar as teclas de função no Mac
- Review Mavic Air 2: drone potente por um preço salgado
- Como fazer currículo no Word
- Raspberry Pi 3 ganha suporte integrado a Wi-Fi e Bluetooth
- WhatsApp: como descobrir e baixar os dados que o app sabe sobre você
- iFood lança aplicativo mais leve que ocupa pouca memória do celular
- Descubra se sua impressora já está preparada para receber o Windows 10
- Como encontrar todos os arquivos compartilhados em grupos do Facebook